Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 9 de Novembro de 2010

Guardas municipais fazem curso de salvamento aquático

Foi na manhã desta segunda-feira (8), no Parque Passaúna. O curso é parte do treinamento para atuar em situações de calamidade pública

Um grupo de 150 guardas municipais realizou na manhã desta segunda-feira (8), no Parque Passaúna, o curso de prática de salvamento aquático, que é parte do treinamento para atuar em situações de calamidade pública. Depois de cinco dias de aulas teóricas, na semana passada, os guardas praticaram rapel no Parque Tanguá e salvamento aquático no Parque Passaúna. Na próxima semana, o grupo concluirá o curso de pilotagem de barco a motor no Parque Náutico.

Promovido pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec), o curso é voltado principalmente para o salvamento de vítimas de enchentes. Até o final do ano, 400 guardas municipais concluirão o treinamento.

O instrutor do treinamento, sargento Neidimar, explica que as técnicas aprendidas poderão ser usadas inclusive em situações de afogamentos – muito comuns nos parques. “As técnicas permitem que os guardas façam salvamentos em áreas alagadas, onde haja muito entulho, galhos e até casas submersas”, afirma.

O curso é realizado com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. A Secretaria Municipal da Defesa Social apresentou o projeto de capacitação e as verbas para o curso foram liberadas. Uma empresa especializada em rapel e salvamento em incidentes foi contratada para dar o treinamento aos guardas municipais.

O supervisor Freirs, um dos guardas que está concluindo o curso, comenta a importância de ter aulas práticas para lidar com situações emergenciais. “Uma coisa é a teoria. Um treino como este nos aproxima mais das situações reais”, diz. Além de atuar em áreas alagadas, os guardas que passam pelo treinamento recebem noções sobre incêndios florestais e como identificar artefatos explosivos.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.