Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 17 de Novembro de 2010

Coleta do Lixo que não é Lixo aumenta 192% em 5 anos

De 7.662 toneladas em 2005, os caminhões do Lixo que não é Lixo fecharão 2010 com 22.419 toneladas de lixo reciclável recolhidas.

 

A coleta de lixo reciclável em Curitiba aumentou 192% nos últimos cinco anos. De 7.662 toneladas em 2005, os caminhões do programa Lixo que não é Lixo, da Prefeitura, coletaram 22.419 toneladas em 2009, número que vem se mantendo em 2010.

A coleta seletiva voltou a aumentar em Curitiba depois do lançamento da campanha SE-PA-RE, na primeira metade de 2006, e que permanece até hoje nos ônibus e mobiliário urbano da cidade.

"A campanha motiva os curitibanos a separar mais o lixo, e faz com que as pessoas se lembrem que também tem responsabilidades com o meio ambiente e com a cidade”, destaca o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

O Lixo que não é Lixo faz a coleta seletiva porta a porta em 100% do território da cidade, numa frequência que varia de uma a três vezes por semana, dependendo da região. A Prefeitura tem ainda outros programas de incentivo à separação de lixo, como o Câmbio Verde, que faz a troca de lixo reciclável por hortifrutigranjeiros nas áreas mais periféricas da cidade.

O Câmbio Verde também aumentou a coleta depois que a Prefeitura acrescentou 36 novos pontos, somando atualmente 90 locais com a participação média de 7.259 pessoas, e coleta de aproximadamente 310 toneladas de resíduos recicláveis por mês, e entrega de 77.500 quilos de alimentos.
“A cidade cresceu e os programas já consolidados devem se expandir para atender a demanda”, explica Andreguetto.

Outro saldo positivo foi a coleta de óleo de cozinha usado, serviço de coleta seletiva lançado em fevereiro de 2007 pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O serviço é oferecido nos 24 terminais de ônibus, junto com a coleta de resíduos especiais, e também no Câmbio Verde. Nos terminais, a Prefeitura recolhe 4.500 litros por ano, e no Câmbio Verde, cerca de 14 mil litros.

Além de evitar que o óleo usado seja descartado de forma inadequada e contamine o meio ambiente, o novo serviço da Prefeitura beneficia famílias cadastradas no Câmbio Verde, programa de recolhimento de lixo reciclável.

Todo material é encaminhado à Usina de Valorização de Rejeitos, administrada e mantida pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba. Depois de separado por tipo, os materiais são vendidos para indústrias que transformam o lixo em matéria prima e novos produtos. A renda é revertida para ações sociais.

O papel é campeão de separação, 37% de todo o lixo reciclável que segue para a Usina. Depois, 23% de plástico, 20% de vidro, 14% metais e 4% de embalagens longa vida (tetra pack), entre outros.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.