Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 30 de Novembro de 2010

Seminário avalia o programa Guarda Mirim

Expandir para mais 500 alunos do ensino fundamental o programa Guarda Municipal Mirim a partir de 2011. Esta foi a meta estabelecida no 1º Seminário de Defesa Comunitária, que reuniu ontem, no Memorial de Curitiba, mais de 120 guardas que atuam como voluntários no programa.

Atualmente, 2.562 crianças e adolescentes de 45 escolas da rede municipal de ensino participam do programa, que é desenvolvido em parceria pelas secretarias municipais da Defesa Social e da Educação.

“O Guarda Municipal Mirim começou timidamente, mas, devido à adesão dos alunos e dos pais, ele cresceu. Muitas crianças que já concluíram o ensino fundamental hoje atuam como voluntários”, explica o coordenador do projeto, o supervisor da Guarda Municipal, Marcelo Boza.

No seminário, os coordenadores dos nove núcleos regionais atendidos pelo programa – Matriz, Bairro Novo, Boqueirão, Cajuru, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade, Boa Vista e Cidade Industrial – apresentaram um balanço das atividades desenvolvidas ao longo do ano.

De acordo com a gerente do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Rita Schane, a avaliação servirá como base para o aprimoramento do projeto em 2011. “Este é o momento dos coordenadores falarem sobre suas dificuldades e sobre os pontos positivos. Esta troca de experiências vai ajudar na evolução das atividades”, afirma.

Desde o início do projeto, em 2004, mais de 5 mil alunos já passaram pelo Guarda Municipal Mirim. As atividades são desenvolvidas no contraturno das escolas, uma ou duas vezes por semana, com visitas técnicas orientadas em museus, parques, unidades militares do Exército, polícias civil e militar e corpo de bombeiros.

As principais disciplinas trabalhadas são a educação ambiental, noções básicas em primeiros socorros, civismo, cidadania, etiqueta e comportamento social, turismo e atividades culturais.

Reconhecimento – O diretor da Guarda, Odgar Nunes Cardoso, diz que o programa Guarda Municipal Mirim foi citado como modelo no 2º Encontro Técnico de Segurança da Copa do Mundo FIFA 2014, realizado no último dia 23 em Brasília. “A iniciativa foi lembrada em Brasília como um grande exemplo de integração entre as forças de segurança e a comunidade. Este reconhecimento é mais um estímulo para o nosso trabalho”, conclui.

Seminário avalia o programa Guarda Mirim

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.