Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 16 de Abril de 2010

Diretran e BPTran vão mapear pontos com maior risco de acidentes

A Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Paraná, criaram nesta quinta-feira (15) o Comitê Técnico Operacional de Trânsito que reúne técnicos, engenheiros e policiais de trânsito.

"O objetivo do Comitê é identificar endereços críticos da cidade com maior risco de acidentes em que possam ser feitas melhorias de sinalização ou outras obras, reduzindo ainda mais as estatísticas de ocorrências de acidentes com ou sem vítimas", explica a diretora da Diretran, engenheira Rosângela Battistella.

O comandante do BPTran, tenente-coronel Loemir Mattos, afirma que o trabalho integrado agilizará a coleta de dados que culminará com um mapeamento georeferenciado capaz de identificar pontos críticos no sistema viário. Mattos lembrou que, numa primeira etapa, os membros do Comitê farão reuniões semanais para detectar esses pontos críticos que possam ser resolvidos com soluções simples de engenharia.

Numa segunda etapa, os encontros serão quinzenais, e numa última etapa, mensais, quando serão feitos balanços mostrando o resultado das ações conjuntas dos dois órgãos responsáveis pelo trânsito.
 
De acordo com Rosângela, três endereços merecem atenção imediata, em virtude do alto número de ocorrências: a avenida Marechal Floriano, trechos da avenida Comendador Franco (das Torres), e o cruzamento da avenida Victor Ferreira do Amaral com a BR-476.

Prevenção e radares - Durante a assinatura do convênio, na sede do BPTran, Rosângela Battistella destacou que a queda do número de acidentes em 2009, em cerca de 30%, em relação a 2008, foi fruto de obras e ações de melhoria do sistema viário e da fiscalização intensiva feita pelo BPTran.

Números do Batalhão de Trânsito mostram que em todo o ano de 2009 foram registrados na cidade 5.183 acidentes com vítimas. Já nos três primeiros meses deste ano ocorreram 1.170 acidentes com vítimas. No mesmo período foram registrados 216 atropelamentos e 16 mortes.

"Além desses fatores, a conscientização dos próprios motoristas contribuiu para a redução de acidentes e a criação do Comitê contribuirá, num trabalho conjunto entre a Polícia Militar e a Urbs, para ampliar o contato com as comunidades próximas aos locais onde se fizer necessária intervenção com trabalhos de engenharia ou rápidas benfeitorias em pontos críticos", diz Rosângela.

Ela conta que o BPTran dispõe de um rol de endereços considerados críticos para o trânsito bem como  números que tratam de acidentes com ou sem vítimas. A Diretoria de Trânsito da Urbs fará o acompanhamento das atividades policiais nesses locais, indicando, sempre que necessário, soluções técnicas passíveis de correção rápida, reduzindo o índice de ocorrências.

O recém-criado Comitê discutirá os problemas urbanos de trânsito, interagindo com a comunidade e apresentando soluções adequadas para tornar o trânsito de Curitiba mais seguro.

Serviço - A interação comunitária, apresentando sugestões, pode ser feita com  Urbs por intermédio do  telefone 156. O BPTran receberá as solicitações pelo telefone 3281-1600, ou pelo e-mail bptran@pm.pr.gov.br.

 

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.