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Quinta, 30 de Dezembro de 2010

Obras da Linha Verde Norte começarão no início de 2011

O primeiro trecho de obras da Linha Verde Norte começará nos primeiros meses de 2011. Os trabalhos serão feitos desde a área entre a passarela da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a BR-277 até o viaduto da avenida Victor Ferreira do Amaral, numa extensão de 2.350m.
A licitação desta etapa das obras está em fase de conclusão. Antes do início dos serviços, haverá uma reunião pública na qual moradores, comerciantes e a população em geral poderão conhecer os detalhes da obra e como acontecerão os trabalhos.
A Linha Verde é o mais novo eixo de desenvolvimento de Curitiba. A transformação que acontecerá no trecho norte da Linha Verde será semelhante ao que já começou na Linha Verde Sul. Os trabalhos da Linha Verde Norte serão parcialmente financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
A primeira parte das obras ao norte será levada a seis dos 11 bairros por onde a Linha Verde passará – Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã. Não serão incluídas as obras da trincheira da Victor Ferreira do Amaral, que entrará em outra etapa dos trabalhos.
Assim como no trecho sul, onde a Linha Verde já uniu dez bairros ao longo de um trecho de 9,4km de extensão, a Linha Verde Norte terá características semelhantes. Ao todo serão oito estações para o embarque e desembarque no trecho norte. A Linha Verde Norte terá ainda como diferencial a construção de sete trincheiras e a ampliação de dois viadutos.
As primeiras obras – Além das obras de drenagem, canaletas para o ônibus, pistas marginais e locais (paralelas à canaleta), sinalização, iluminação, ciclovia e calçada, estão incluídas nas primeiras obras as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães, o alargamento do viaduto da avenida Affonso Camargo e a implantação da Estação Jardim Botânico.
Moradores, comerciantes e proprietários de imóveis localizados nas ruas Governador Agamenon Magalhães, Roberto Cichon e avenida Nossa Senhora da Penha, no Cristo Rei e Capão da Imbuia, já receberam as primeiras informações a respeito das obras da Linha Verde. A construção de duas trincheiras – uma na Agamenon Magalhães e a outra na Roberto Cichon – vai permitir a implantação do binário ligando o Cristo Rei ao Capão da Imbuia.
Durante o período de obras, calculado em um ano, as ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, no trecho entre as ruas Antônio Olívio Rodrigues e Urbano Lopes, e a Nossa Senhora da Penha, entre Agamenon Magalhães e Roberto Cichon terão que ser bloqueadas.
As obras que começarão em 2011 consolidarão o sexto eixo de transporte da Rede Integrada e será também a maior avenida de Curitiba, construída no trecho urbano da antiga BR-116. Ao todo, a Linha Verde terá cerca de 18km e permitirá a interligação de 20 bairros de Curitiba, antes separados pela rodovia.
Já está em obras na Linha Verde Norte a primeira das sete trincheiras. Ela vai ligar o Bacacheri ao Bairro Alto, entre a rua Gustavo Rattman (Bacacheri) e a José Zgoda (Bairro Alto). A conclusão desta trincheira é necessária para que possam ser feitas as obras da Linha Verde neste trecho. Isso porque os desvios necessários serão feitos por ela.
As outras trincheiras da Linha Verde Norte são a da Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã; duas no Atuba e uma na rua Rio Juruá, no Bairro Alto. O viaduto da avenida Victor Ferreira do Amaral também será ampliado.
Nove estações - Três das nove estações da Linha Verde já têm a infraestrutura implantada, trabalho que foi feito durante as obras da Linha Verde Sul - estações PUC, UFPR e Avenida das Torres.
As estações Jardim Botânico (cruzamento com a avenida Affonso Camargo) e Tarumã (cruzamento com a avenida Victor Ferreira do Amaral) terão integração vertical (ônibus embaixo e outro em cima) – por isso os viadutos serão alargados. A Estação Vila Olímpica não terá integração. As estações Fagundes Varela, Solar e Atuba terão operação semelhante ao trecho Sul.
Ao todo, serão implantados três sistemas binários. Além daquele formado pelas ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon (incluído nas primeiras obras da Linha Norte), haverá o binário Fagundes Varela e José Maldonado com a Bento Ribeiro (vinculado à Estação Fagundes Varela) e ainda o formado pelas ruas Tietê e Mucuri (vinculado à Estação Solar).
Extensão da Linha Verde Sul – Além da Linha Verde Norte a Prefeitura estenderá a Linha Verde, no extremo sul, desde a altura do Terminal Pinheirinho (até onde foram feitas as obras da Linha Verde Sul) até o Contorno Sul de Curitiba, completando assim todo o trecho da antiga rodovia que foi concedido pelo Governo Federal para o Município de Curitiba. As obras começam em 2011.
Numa extensão de 3,5 quilômetros, seguindo os mesmos padrões da Linha Verde já implantada, haverá canaleta exclusiva para o ônibus, vias locais e vias de tráfego de passagem, sinalização renovada, avenida bem iluminada, calçada, ciclovia e a estrutura necessária para a implantação futura de mais duas estações para embarque e desembarque.
Parte do investimento será feito com recursos do financiamento do Governo Federal para as cidades-sede da Copa de 2014, o PAC da Mobilidade. Outra parte virá de emendas garantidas pela bancada federal no orçamento da União de 2011.

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