Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 3 de Janeiro de 2011

Mais compras, mais lixo coletado

Os brasileiros estão comprando mais. E os curitibanos ocupam a 6ª posição no ranking de potencial de consumo das capitais, com uma previsão de gastar R$ 38,7 bilhões em 2010, segundo o estudo IPC Target. Bom para a economia, nem tanto assim para o meio ambiente. Consumo significa também mais lixo para os serviços de limpeza pública dos municípios.
Em 2010 a Prefeitura de Curitiba trabalhou para recolher diariamente 2.560 toneladas de lixo, por meio de um serviço que abrange 100% do território da cidade. A quantidade equivale a dizer que cada curitibano produziu e colocou todos os dias na porta de casa 1.383 quilos de resíduos. Nesse montante está lixo reciclável, orgânico, resíduos vegetais e de varrição e coleta de vias públicas.
Para se ter uma ideia de como a economia reflete na quantidade de resíduos, em 2008, quando o país enfrentou uma crise econômica mundial, a quantidade de lixo domiciliar coletada em Curitiba foi 17% menor, cerca de 375.374 toneladas, contra 437.904 toneladas registradas em 2010.
Outro salto que Curitiba deu no ano que passou foi na coleta seletiva. Graças a campanhas permanentes de separação, a cidade fechará 2010 com 22.419 toneladas de material reciclável recolhidas pelos caminhões do Lixo que não é Lixo, programa da Prefeitura de Curitiba. A quantidade representa um aumento de 192% nos últimos cinco anos. Em 2005, foram 7.662 toneladas.
A preocupação da Prefeitura não se limita aos recicláveis. A campanha Reduzir, Reutilizar e Reciclar faz a população refletir sobre os maus hábitos e exageros no consumo.  “O país precisa ter a economia aquecida, mas o cidadão de estar atento às consequências, então reduzir o volume de lixo é um hábito cada vez mais urgente, e isso começa com as escolhas que fazemos durante as compras”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.
A estrutura dos serviços de limpeza pública é dimensionada conforme a quantidade de resíduos gerados. Em Curitiba, além da coleta seletiva e da convencional, feita porta a porta, e limpeza de ruas e calçadas nas áreas de maior circulação da cidade, a Prefeitura disponibiliza outros serviços como restos de podas de árvores, gramas e troncos; limpeza de feiras livres, coleta de resíduos tóxicos domiciliar, coleta de pequena quantidade de entulhos e resíduos da construção civil.

Faça sua parte, produza menos lixo

Reduzir
Produzir menos lixo, consumindo apenas o necessário:

- Evite empacotar produtos quando não for necessário. Por exemplo, os remédios já vêm embalados. Dispense sacolinhas.
 - Use xícara ou copo de vidro. Evite os descartáveis.
- Imprima só o necessário.
- Escolha produtos com menos embalagens.
- Para recados, substitua o papel por quadro de avisos ou sistema digital.
- Use sacolas retornáveis quando for às compras.

Reutilizar
Faça novos usos de materiais antes de descartá-los:

- Prefira embalagens retornáveis, como bebidas.
- Consumir papel reciclado.
- Use o papel dos dois lados, o verso pode virar rascunho.

Reciclar
Separar todos os materiais para a coleta seletiva. A reciclagem transforma o lixo em material novo, economizando recursos naturais, gerando renda e emprego.
 - Fazer compostagem doméstica. Restos de alimentos e limpeza do jardim podem virar adubo.

Faça sua parte
Consulte os dias e horários
Outra forma de colaboração é consultar os dias e horários do Lixo que não é Lixo e da coleta convencional, também pelo 156.

Programe as coletas especiais de vegetais e entulhos programando o serviço antecipadamente pela Central de Atendimento 156.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.