Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 13 de Janeiro de 2011

Prefeitura retira mais de uma tonelada de lixo

A Prefeitura de Curitiba investiu mais de R$ 95 milhões desde 2005 em obras de prevenção a enchentes. Nesse período, as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas fizeram a limpeza nas margens de rios da cidade numa extensão de 895 quilômetros, com a retirada de mais de 1,3 mil toneladas de lixo. A Prefeitura também instalou mais de 490 quilômetros de novas galerias pluviais.

“A Prefeitura trabalha preventivamente para evitar alagamentos causados pelas chuvas de verão”, disse o secretário de Obras Públicas, Mário Tookuni. Além da faxina geral nos rios e córregos, o combate aos alagamentos é feito com a prevenção da erosão – quando a terra e a vegetação ao lado dos rios escorregam para a água. Também são instaladas novas galerias pluviais que melhoram o escoamento das chuvas. Desde 2005, a Prefeitura acabou com mais de 300 pontos de alagamentos.

Uma região beneficiada com as obras da Prefeitura foi a do Olaria, no Campina do Siqueira. A Prefeitura concluiu no ano passado o desassoreamento do leito do rio, acabando com os alagamentos frequentes na região. Mesmo beneficio teve os moradores da região do Belém, no bairro Boqueirão, a limpeza do rio evitou alagamentos.

Para melhorar os escoamentos nos bairros, obras de pavimentação da Prefeitura estão ganhando nova rede de drenagem - com tubulações, caixas de captação de chuvas e bocas de lobo -, o que evita pontos de alagamentos. Foi o que foi feito no Uberaba, na rua Simão Brante, que ganhou mais de 1,5 quilômetros de novas galerias pluviais. Outra obra que foi atendida por rede de drenagem foi o Eixo Viário de Integração com mais de 4 quilômetros de vias.

A prevenção contra enchentes também é feita com a manutenção da rede de galerias por onde escorre a água da chuva, que os técnicos da área de saneamento chamam de “microdrenagem”. A “macrodrenagem” é feita pelos próprios rios. São ações corretivas e preventivas de drenagem, além da construção de pontes e passarelas, dragagem, desassoreamento e desvio de fundos de vale (as regiões que margeiam rios e córregos da cidade).

Somente neste ano, o Departamento de Pontes e Drenagem já coletou mais de 40 toneladas de lixo dos rios e galerias. Normalmente, encontram-se sacos de lixo, pneus, material de construção, além de sofás, geladeiras e carcaças de carros. “É grande a quantidade de lixo jogado dos rios, que prejudicam o escoamento das águas da chuva, afetando a população, com alagamentos”, afirmou diretor de Pontes e Drenagem, Augusto Meyer Filho.

Outra ação para melhorar o escoamento das chuvas é a construção de novas galerias pluviais. Neste ano, já foram construídos 27 quilômetros de novas galerias. As obras acontecem em paralelo a pavimentação de novas ruas.

Plano Diretor de Drenagem

Além do trabalho do dia-a-dia, a Prefeitura de Curitiba busca soluções de longo prazo evitar os alagamentos, em especial durante as chuvas de verão. Em 15 de setembro passado, o prefeito Luciano Ducci lançou o edital para contratação do Plano Diretor de Drenagem de Curitiba. A licitação está em fase final para a contratação da empresa vencedora. O principal objetivo do trabalho será a fixação de diretrizes urbanas e ambientais para evitar a ocorrência de cheias na cidade.

"É uma forma de preparar Curitiba para o futuro e impedir que situações de chuvas excessivas provoquem transtornos para o funcionamento da cidade e tragam prejuízos à população", explicou Luciano Ducci. "O Plano irá prever um conjunto de ações de gestão ambiental do meio urbano que dará à Prefeitura melhores condições para controle de cheias", completou o prefeito.

O trabalho terá um prazo de 18 meses para conclusão (contados a partir da contratação) e um custo estimado em R$ 2,9 milhões. O Plano Diretor de Drenagem será o primeiro do município e deverá conter um diagnóstico sobre as condições das bacias hidrográficas do Atuba, Iguaçu, Barigui, Belém, Padilhas e Passaúna e incluir medidas para a preservação das nascentes, melhoria da qualidade da água e reordenamento das ocupações irregulares.

Além disso, irá sugerir também medidas para revitalização dos rios, adequação da estrutura de drenagem, implantação de bacias de contenção e acumulação, monitoramento do lançamento de esgoto e ações de desassoreamento, limpeza e drenagem.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.