Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 13 de Janeiro de 2011

Nova Recicladora - Prefeitura vai pavimentar 90 km de antipó por ano

A Prefeitura de Curitiba comprou mais uma máquina recicladora de asfalto que vai pavimentar as ruas de antipó da cidade. O novo equipamento foi adquirido no fim do ano passado e entrará em operação em março. Com a nova máquina, a Prefeitura pretende dobrar a capacidade de pavimentação do antipó, atingindo a marca de 90 quilômetros por ano. Desde janeiro de 2009, a Prefeitura de Curitiba já entregou 259 quilômetros de asfalto.

“A meta é reduzir o número de ruas de antipó, pavimentando as vias por onde passam o transporte coletivo, perto dos equipamentos públicos e de grande trânsito”, disse o prefeito Luciano Ducci. A aquisição dos novos equipamentos permitirá uma redução média de 40% do custo de pavimentação da cidade.

Com a recicladora, foram adquiridos mais 19 equipamentos que serão usados na manutenção de ruas. “Houve uma modernização do equipamento de pavimentação da cidade, o que vai dar mais agilidade ao trabalho de recuperação de ruas de antipó, com vida útil vencida e que são danificadas com as fortes chuvas”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni.

O secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni, explica que o novo sistema moderniza o processo de pavimentação de Curitiba, com o uso de máquinas de alta tecnologia. “A nova recicladora tritura o asfalto antigo e usa este material para a fabricação da base com cimento. O resultado é menor custo, mais agilidade e menor impacto ambiental, com o reaproveitamento de resíduos na própria obra”, afirma.

A equipe recuperação de pavimentos terá uma máquina recicladora, três rolos compactadores, caminhões de cargas, entre outros equipamentos. Para operar, será usado o asfalto produzido pelas usinas da Secretaria Municipal de Obras Públicas. “O uso de equipe própria também ajuda a diminuir o custo da obra. Em alguns casos, conforme as condições do terreno, o preço da recuperação das ruas pode sair pela metade do valor cobrado no mercado”, garante.

O sistema de reciclagem de asfalto se mostrou rápido e eficiente. Com a recicladora, retira-se o asfalto velho, tritura, mistura com cimento e devolve para a mesma rua, como base para a nova pavimentação. O asfalto é retirado, processado e devolvido à rua em 40 minutos, a cada 100 metros. Depois este material é umedecido e e compactado para receber a capa asfáltica. Todo o processo não dura mais que uma hora.

Com o método tradicional, que usa uma máquina para cada etapa - retirada, correção do solo, compactação e preparação da base -, seriam necessárias pelo menos meio dia de trabalho para preparar os mesmos 100 metros, para depois receber a capa asfáltica. As ruas recuperadas terão vida útil de 10 anos, período superior ao antipó, que dura apenas três anos.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.