Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 17 de Janeiro de 2011

Luciano Ducci anuncia início da reforma na Catedral

O prefeito Luciano Ducci e a primeira-dama Marry Ducci participaram da celebração da missa que marcou o início das obras de restauração da Catedral Basílica Menor de Curitiba, na manhã deste domingo (16). A reforma será feita com recursos do potencial construtivo. “A Catedral representa muito para nossa cidade, é um patrimônio histórico. Será uma grande obra, um momento importante para toda a nossa cidade”, disse o prefeito Luciano Ducci.

As obras de reforma  vão incluir pintura, modernização da parte elétrica e hidráulica, piso e telhado. A previsão é que todo o restauro leve dois anos para ser concluído. A missa deste domingo foi celebrada pelo arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti.

“Hoje é um momento histórico da nossa arquidiocese. Marca o início das obras de reforma da nossa querida Catedral”, disse Dom Moacyr no início da celebração. Segundo o arcebispo, durante a reforma a Catedral irá continuar aberta e terá missas diárias. “As grandes celebrações, como casamentos, Semana Santa, Páscoa e Natal serão transferidas para outra igreja”, explicou.

As obras da reforma na Catedral agradou os frequentadores. “A restauração será ótima. O piso e as pinturas estão desgastados e vai ficar tudo novo”, disse Lucia de Almeida, que há 10 anos participa de missas na Catedral.

Ponto turístico

A Catedral de Curitiba é um dos pontos turísticos da cidade, está localizada no Marco Zero da capital, na praça Tiradentes. Muitos turistas quando chegam à cidade conhecem o local. “É essencial conservar o patrimônio histórico e cultural. A Catedral faz parte do roteiro turístico da cidade”, disse Júlio Cezar Santos, morador de São José dos Campos, São Paulo, que visita Curitiba com a família.

“A igreja é muito linda e vai ficar ainda melhor com a reforma”, disse Sirley Aparecido Viana, que mora em Oliveira, Minas Gerais, e está a trabalho em Curitiba. Os secretários do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e do Urbanismo, Suely Hass, também participaram da celebração da missa que marcou o início das reformas na Catedral.

Potencial construtivo

O prefeito Luciano Ducci assinou o decreto de restauração da Catedral no dia 30 de novembro do ano passado. As obras serão realizadas com recursos do potencial construtivo. O potencial construtivo é a possibilidade de comercialização, pelo proprietário de um imóvel, do direito de construção para além da metragem permitida pela legislação municipal de zoneamento e uso do solo urbano. O decreto municipal possibilitará a captação de recursos de aproximadamente R$ 4 milhões para as obras na Catedral.

A classificação da Catedral como Unidade de Interesse Especial de Preservação, desde a década de 90, permite que o município negocie com o mercado imobiliário cotas de potencial construtivo, captando recurso e transferindo para o proprietário do imóvel restaurado, no caso, a Mitra da Arquidiocese de Curitiba.

A Catedral foi inaugurada em 1860 e passou por reformas em 1975 e 1993. “Aqui na região central já revitalizamos o Paço Municipal e toda a rua Riachuelo. Agora chegou a vez da Catedral, que receberá um trabalho minucioso de reforma”, disse Luciano Ducci.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.