Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 21 de Maio de 2010

Treinamento de emergência mobiliza guardas em escola municipal

Crianças e professores da Escola Municipal Foz do Iguaçu, no bairro Santa Felicidade, saíram das salas ao toque de uma sirene, na tarde desta quinta-feira (20). Havia fumaça no corredor, mas todos deixaram as salas ordeiramente e se agruparam na quadra coberta, nos fundos da escola. Apesar da fumaça, não havia incêndio no prédio, e sim o treinamento de evacuação em casos de emergência feito pela Guarda Municipal de Curitiba.

A simulação faz parte do programa "Conhecer para prevenir", feito em parceria entre a Secretaria Municipal da Defesa Social e a Secretaria Municipal da Educação, desde 2007. A escola Foz do Iguaçu participa do "Conhecer para prevenir" há dois anos. O programa envolve várias etapas, os guardas fazem palestras nas salas e passam noções de análise de riscos, meios de prevenção e conceitos da defesa civil.

O treinamento de evacuação do prédio é a parte final do programa. "É para eles relembrarem e colocarem em prática tudo o que aprenderam nas etapas anteriores", afirmou o chefe do núcleo de Santa Felicidade da Guarda Municipal, inspetor Sicarlos Pereira Sampaio. Cerca de 460 alunos, do ensino infantil e educação fundamental (4 a 12 anos), estudam na escola Foz do Iguaçu. Os pais das crianças também participam de reuniões com os guardas e recebem informações sobre prevenção e preparação para enfrentar situações de emergências e tragédias.

A diretora da escola, Rosemeire Velozo, afirma que o programa é muito importante para as crianças e funcionários. "Nunca aconteceu uma situação de emergência na escola, mas as crianças precisam saber como sair do prédio sem pânico e sem acidentes", disse. A diretora afirmou que alguns corredores passaram por mudanças para facilitar rotas de fuga em caso de tragédias. "Todas as alterações foram por causa do programa. Hoje existem placas de sinalização que facilitam a evacuação e o trânsito das pessoas", afirmou Rosemeire.

Durante o treinamento, as crianças aprendem até a postura correta para fugir em caso de incêndio. Na simulação da tarde desta quinta, todas as crianças saíram em fila das salas e com as mãos para trás das costas, pois em caso de incêndio não bateriam os braços em locais quentes ou em chamas.

O supervisor da Guarda Municipal Edison Bretas, disse que cada escola tem uma estrutura diferenciada e possui um plano de evacuação diferente. "Em cada escola existe um Guarda Municipal que funciona como multiplicador de informações sobre prevenção e como agir em situações de emergência", disse. O programa "Conhecer para prevenir" também é feito em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A periodicidade de cada treinamento é definida pelas diretoras e os guardas que trabalham em cada unidade.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.