Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 21 de Maio de 2010

Seminário de Atitudes Cooperativas reunirá 400 profissionais da educação

A Prefeitura de Curitiba promoverá no dia 31 de maio o 1º Seminário de Atitudes Cooperativas, no Salão de Atos do Parque Barigui. O evento terá a participação de 400 profissionais da rede municipal de ensino, em palestras e trabalhos que abordarão conceitos de cidadania e ações cooperativas no ambiente educativo. Temas como o bullying e ciberbullying (assédio, pela internet ou outros meios eletrônicos) também serão abordados.

O objetivo do seminário é proporcionar aos profissionais da educação momentos de reflexão e discussão para que desenvolvam ações cooperativas no dia a dia das escolas e creches. Os participantes serão orientados a identificarem atitudes cooperativas nas diferentes fases do desenvolvimento humano e aprenderão a tomar providências adequadas ao identificarem situações em que a criança é vítima de bullying.

"Precisamos preparar as unidades de educação para lidar com esse assunto e adotar os procedimentos adequados", diz a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet. O bullying é caracterizado pela agressão física ou verbal praticado por criança, que ocorre repetidamente contra a mesma vítima. Geralmente, as vítimas se diferenciam dos demais colegas de escola pela raça, cor da pele, obesidade, uso de roupas ou objetos, ou ainda, pelo situação socioeconômica.

O seminário abordará o ambiente educativo como espaço onde ocorre a socialização de meninos e meninas, com a manifestação de diversas culturas, a percepção das diferenças, e as ações de solidariedade. A inclusão das brincadeiras e atitudes cooperativas buscam a participação de todos sem excluir ninguém, independente de sua raça, classe social, religião, competências motrizes e habilidades pessoais, sempre dentro de um clima prazeroso, cordial e amigo, onde as metas do professor e dos estudantes estarão centradas na busca de resultados que tragam benefícios para o coletivo.

Para a secretária municipal da educação, é preciso que os profissionais do ensino estejam constantemente preparados e reciclados para desenvolverem ações educativas que valorizem as iniciativas infantis. "Isso é essencial para a construção da identidade e da autonomia das crianças. É com o exercício da cidadania que as atitudes cooperativas se desenvolvem e fortalecem nas pessoas a capacidade de realizar ações significativas que transformem a realidade", diz Eleonora.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.