Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 16 de Fevereiro de 2011

Urbs moderniza sistema de semáforos

A Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, concluiu a modernização do sistema semafórico da região central da cidade. A atualização permitirá melhor sincronização, programações de tempo diferenciadas, sequências lógicas de abertura dos estágios e priorização do transporte coletivo.

A mudança possibilitará também criação de programações mais específicas para determinados horários e, no futuro, seleção de tempos para o semáforo em tempo real. Além disso, favorece a implantação de novos semáforos para pedestres e a operação dos equipamentos à distância em toda a região compreendida entre as ruas Desembargador Motta e José de Alencar e entre Lisymaco Ferreira da Costa e Brasílio Itiberê.

Foram trocados 92 equipamentos instalados em 1977 e responsáveis por limitações do sistema. Como os semáforos estão em rede, os antigos instalados em diferentes pontos do centro impediam que os novos funcionassem no sistema mais moderno.
A troca nas ruas - que não é visível para o cidadão por se tratar de peças internas dos semáforos - representou também a substituição da antiga Central de Tráfego em Área (CTA). Ela tinha o tamanho de uma geladeira grande e foi instalada em 1977 para processar - em ambiente DOS - as informações trocadas com os equipamentos nas ruas.

A CTA foi substituída por modernos processadores que são menores e permitem trabalhar em ambiente Windows com mais rapidez, flexibilidade e segurança na operação do sistema, além de garantir melhor qualidade no monitoramento das informações vindas da rua.

A última etapa da modernização dos semáforos da região central foi feita na segunda-feira (7) no trecho entre Desembargador Motta e Marechal Floriano Peixoto e entre Visconde de Guarapuava e Brasílio Itiberê. Motoristas que trafegam pela Visconde de Guarapuava, por exemplo, contavam com sincronia até o Batel. Agora, será possível unir o sistema da Visconde ao sincronismo da rápida sentido Pinheirinho.

A modernização do sistema também permitirá a sincronia dos semáforos do Anel Viário, que começou a ser implantado pela Prefeitura, e será formado por 23 ruas, com extensão total de 25 km. O anel, que vai melhorar a mobilidade, a acessibilidade, o fluxo do trânsito e a eficiência do transporte coletivo, vai contornar o centro passando pelos bairros Rebouças, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde.

Curitiba tem atualmente 1.080 cruzamentos com semáforos, 42 deles instalados no ano passado. A implantação de semáforos é definida a partir de estudos técnicos que levam em conta solicitações feitas pela comunidade.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.