Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 16 de Fevereiro de 2011

Novo plano reduz queda de árvores nas chuvas fortes

O novo Plano de Arborização Pública de Curitiba, que vem sendo implantado na cidade, está ajudando a diminuir o número de queda de árvores em episódios de chuvas fortes. Nesta segunda-feira (14), quando choveu metade do volume previsto para todo o mês de fevereiro, segundo dados do Instituto Tecnológico Simepar, a Prefeitura recebeu apenas três pedidos de atendimento para quedas de galhos de árvores em vias públicas.

“É resultado do plano de arborização pública e das ações preventivas que vem substituindo árvores desvitalizadas por espécies nativas e mais adequadas às áreas urbanas, e também podas de manutenção”, destaca o diretor do Horto Municipal, José Roberto Hollof.

O Plano de Arborização é implantado gradativamente pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente na cidade e conta com ações de remoção de árvores com risco de queda, podas, destoca de raízes, plantio de espécies nativas, respeitando as características urbanas de cada setor da cidade.

Os trabalhos começaram em 2006 pelo Alto Boqueirão e Sítio Cercado. Depois, Vila Izabel, Água Verde, Bacacheri, Boa Vista, Centro, Guaíra, Juvevê e Bigorrilho. Atualmente, as equipes estão trabalhando nas ruas dos bairros Portão, Seminário, Batel e Jardim Social.

Mapeamento - O Plano de Arborização partiu de um diagnóstico feito em 2006 pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente que avaliou a situação de cada árvore das ruas de 23 bairros da cidade. A primeira avaliação sobre a situação da arborização viária feita pelo município,inventariou 98.622 árvores.

Os técnicos verificaram parâmetros como espécie de cada árvore vistoriada, diâmetro, altura, ramificações, ponto atingido pela copa (como linhas de alta tensão e baixa tensão, sinalização, postes, iluminação, semáforos), condições das calçadas e estado fitossanitário, que está relacionado à saúde da árvore (se está morta ou comprometida, boa, com danos físicos, pragas).

Nos quatro bairros com as ações avaliadas, foram removidas 1.302 árvores com risco de queda ou comprometidas por problemas fitossanitários. Em compensação, a Prefeitura plantou cerca de 1.500 mudas de espécies nativas em cada bairro.

As espécies selecionadas para compor a nova arborização são nativas, como Ipê, Pau-ferro, Quaresmeira, Dedaleiro, Sibipiruna e outras. Além do aspecto ambiental e paisagístico, as espécies plantadas têm características mais compatíveis com os equipamentos urbanos, evitando danos em calçadas e tubulações subterrâneas, devido às raízes projetadas para dentro do solo, que não se espalham pelas laterais. Outra vantagem é que essas espécies são mais resistentes a ataques de pragas e exigem menos manutenção.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.