Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Domingo, 20 de Fevereiro de 2011

Prefeito anuncia pintura interna da Igreja da Ordem

O prefeito Luciano Ducci anunciou neste domingo, 20, a pintura interna da Igreja da Ordem, no centro histórico de Curitiba. A obra será feita em parceria com as Tintas Coral e completa a recuperação da igreja, que já ganhou pintura externa. A entrega da pintura externa foi feita durante missa do monsenhor Luiz Gonzaga, onde participaram a presidente da Fundação Ação Social, Marry Ducci, e o vereador João do Suco.

“A Prefeitura, em parceria com as Tintas Coral, está trabalhando para recuperar o nosso patrimônio histórico, com a recuperação da Igreja da Ordem e da Riachuelo. Agora começa a pintura interna da Igreja da Ordem, este importante patrimônio histórico da cidade”, disse Luciano Ducci. A pintura da Igreja da Ordem é feita em parceria da Prefeitura de Curitiba com as Tintas Coral. Nesta parceria já foram beneficiadas outras regiões históricas da cidade, como as casas ao redor do Paço Municipal e da rua Riachuelo.

Esta é a segunda igreja histórica da cidade em obras. Também está em reforma a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, que passa por recuperação, com recursos do programa de potencial construtivo.

O coordenador de trendmarketing das Tintas Coral, Antônio Augusto, explicou que a pintura da Igreja da Ordem vai começar em breve, após algumas reformas internas. Ele afirmou a Igreja do Rosário também será pintada e as obras começam nesta segunda-feira, 21.

Para o monsenhor Luiz Gonzaga, a pintura interna da Igreja da Ordem atende um pedido dos fiéis. “Esta igreja, por aspecto histórico e religioso, atrai anualmente milhares de pessoas que vem para rezar ou conhecer a história da cidade. A pintura deixará mais bonita a Igreja da Ordem”, disse.

O anúncio da pintura agradou os fiéis que participaram da missa, na manhã deste domingo. Para Helena Fillus, a reforma era esperada pelos freqüentadores da Igreja. “Vamos preservar a história da cidade, com a pintura desta igreja”, disse. Outra fiel que aprovou a pintura foi Ana Rosa Ommati. “O prefeito acertou ao anunciar a reforma”, disse.

Igreja da Ordem - A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, mais conhecida simplesmente como Igreja da Ordem, foi construída em 1737 e é a mais antiga de Curitiba. Originalmente, era a Igreja de Nossa Senhora do Terço. O nome atual foi dado com a chegada a Ordem de São Francisco em Curitiba, em 1746.

Abrigou um convento franciscano de 1752 a 1783 e, no século 19, foi a paróquia dos imigrantes poloneses. Por volta de 1834, uma parte da igreja desmoronou e só foi completamente restaurada em 1880, com a visita do imperador D. Pedro II.

A torre da igreja e a instalação dos sinos foram concluídas em 1883. Nessa época, a igreja era frequentada, principalmente, por imigrantes alemães.

Tombada desde 1965, a Igreja da Ordem sofreu nova restauração de 1978 a 1980 e, em 1981, passou a abrigar o Museu de Arte Sacra.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.