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Segunda, 28 de Fevereiro de 2011

Rodoferroviária, Cândido de Abreu e Avenida das Torres no PAC da Copa

A Prefeitura de Curitiba apresentou em Brasília, nesta segunda-feira (21), as obras que pretende fazer com recursos do PAC do Copa. "O programa do governo federal financiará obras que melhorem a infraestrutura e a mobilidade nas cidades-sede da Copa de 2014", diz o gestor de Curitiba para a Copa, Luiz de Carvalho.

As propostas de Curitiba para o PAC da Copa incluem melhorias na rodoviária da cidade, a continuação da Linha Verde Sul em direção ao anel de contorno, reforma do Terminal Santa Cândida e ciclovias, num total de R$ 85 milhões. Caso as ciclovias não possam ser incluídas, foi reapresentada a proposta de melhorias na avenida Marechal Floriano Peixoto. Neste caso, além de recursos para a Prefeitura de Curitiba, seriam necessários R$ 10 milhões para obras do Governo do Estado, para a ligação entre São José dos Pinhais e Curitiba.

O Governo Federal já garantiu a Curitiba o financiamento no valor de R$ 178 milhões do PAC da Copa. O valor inclui as obras da avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, que será revitalizada para receber a passagem do novo ônibus Ligeirão Boqueirão/Centro Cívico e ganhará um calçadão para pedestres. Também fazem parte do conjunto de obras já aprovadas pelo Governo Federal, o Sistema Integrado de Mobilidade e a ligação Aeroporto-Rodoviária, com a revitalização da avenida Comendador Franco, incluída a retirada das torres de alta tensão. Do total de R$ 178 milhões, R$ 126,5 milhões serão financiados para a Prefeitura de Curitiba e R$ 51,5 milhões para o Governo do Estado.

Durante a reunião desta segunda-feira, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Cléver Almeida, também defendeu o Corredor Metropolitano, conjunto de obras que foram solicitadas pelo Governo do Estado para o PAC da Copa e que totalizam R$ 174 milhões.

Além do presidente do Instituto, participaram da reunião comandada por Roberto Garibe, da Casa Civil, e que contou com a presença de representantes dos ministérios da Fazenda, Cidades e Turismo, o assessor de projetos especiais da Prefeitura, Maurício Ferrante, e o arquiteto do Ippuc, Edemar Meissner.

Obras pedidas - Na rodoviária, as obras abrangem a reforma da edificação e melhorias na acessibilidade do equipamento, por onde chegarão turistas à cidade durante o Mundial de Futebol. As obras deverão melhorar as condições de entrada e saída dos ônibus rodoviários. A recuperação da malha de ciclovias da cidade, que totaliza 100km, com alargamento, melhorias na pavimentação e nova sinalização, também foi proposta, além da implantação de mais 20km de ciclovias e instalação de paraciclos e bicicletários, que permitam a integração ônibus ? bicicleta. Caso esta obra não seja aceita pelo Governo Federal, a Prefeitura propôs a substituição pelas obras de remodelação da Marechal Floriano Peixoto.

A continuação da Linha Verde, num trecho ao sul, depois do Pinheirinho até o anel de contorno, garantirá a urbanização com a recuperação do pavimento e implantação de calçadas. Estas obras não incluiriam a canaleta de ônibus. No Terminal Santa Cândida seriam feitas obras de reforma e ampliação.

A definição das obras prioritárias era necessária porque Curitiba não assumirá o financiamento para as obras de construção da Linha Azul, a primeira linha de metrô da cidade, que não entrará no PAC da Copa. As obras do primeiro trecho do metrô eram prioridade da Prefeitura no PAC da Copa, mas na última sexta-feira (18) o prefeito Beto Richa definiu com o ministro Paulo Bernardo que os recursos para o metrô seriam discutidos dentro do PAC 2, que será negociado em 2010.

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