Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 3 de Março de 2011

Nova recicladora vai recuperar 120 quilômetros de ruas

A Prefeitura de Curitiba finaliza nesta semana as obras de pavimentação na rua Desembargador Antônio Luiz dos Santos, no Boa Vista, que estão sendo feitas com a nova recicladora de asfalto. As obras fazem parte da programação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que prevê para este ano a transformação de 120 quilômetros de ruas de antipó em asfalto definitivo.
“A Prefeitura está investindo na recuperação da malha viária da cidade. Foi comprada mais uma máquina recicladora de asfalto, que agiliza o trabalho, reduzindo as ruas de antipó”, disse o prefeito Luciano Ducci. Outra vantagem das recicladoras é que o custo de pavimentação é 40% menor que o valor pago pelo método tradicional.
 O trabalho da recicladora na Regional Boa Vista está sendo feito no itinerário da linha de ônibus Cassiopeia. As equipes já fizeram a reciclagem de mais de 600 metros da rua Maria Geronasso do Rosário, que passa em frente à Escola Municipal Professor Ricardo Krieger.
“A prioridade das equipes de reciclagem de asfalto é atender as ruas por onde passam ônibus ou aquelas que estão perto de equipamentos sociais, como escolas e postos de saúde”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni. Depois do carnaval, a recicladora de asfalto começará a trabalhar na Regional Cajuru.
O secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni, explica que o novo sistema moderniza o processo de pavimentação de Curitiba, com o uso de máquinas de alta tecnologia. “A nova recicladora tritura o asfalto antigo e usa este material para a fabricação da base com cimento. O resultado é menor custo, mais agilidade e menor impacto ambiental, com o reaproveitamento de resíduos na própria obra”, afirma.
A equipe recuperação de pavimentos usa uma máquina recicladora, três rolos compactadores, caminhões de cargas, entre outros equipamentos. Para operar, o asfalto é produzido pelas usinas da Secretaria Municipal de Obras Públicas. “O uso de equipe própria também ajuda a diminuir o custo da obra. Em alguns casos, conforme as condições do terreno, o preço da recuperação das ruas pode sair pela metade do valor cobrado no mercado”, garante Tookuni.
O sistema de reciclagem de asfalto se mostrou rápido e eficiente. Com a recicladora, retira-se o asfalto velho, tritura, mistura com cimento e devolve para a mesma rua, como base para a nova pavimentação. O asfalto é retirado, processado e devolvido à rua em 40 minutos, a cada 100 metros. Depois este material é umedecido e é compactado para receber a capa asfáltica. Todo o processo não dura mais que uma hora.
Com o método tradicional, que usa uma máquina para cada etapa — retirada, correção do solo, compactação e preparação da base —, seriam necessárias pelo menos meio dia de trabalho para preparar os mesmos 100 metros, para depois receber a capa asfáltica. As ruas recuperadas terão vida útil de 10 anos, período superior ao antipó, que dura apenas três anos.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.