Segunda, 14 de Março de 2011
A Prefeitura realiza nesta semana duas audiências públicas que definem a execução de obras consideradas estratégicas para melhorias no trânsito e na mobilidade urbana de Curitiba: o metrô curitibano e a Linha Verde Norte.
A primeira audiência, nesta terça-feira (15), trata do licenciamento ambiental para as obras da primeira fase do metrô. A audiência será às 19h no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação, na rua Doutor Faivre, 398.
A Linha Azul terá 14,2 quilômetros e ligará a CIC Sul a Rua das Flores, centro de Curitiba. A obra está orçada em R$ 2,2 bilhões e se será inscrita até o dia 3 abril - no Ministério das Cidades - para receber recursos do PAC da Mobilidade.
Vereadores - Também na terça-feira, às 17h, o prefeito Luciano Ducci expõe detalhes do projeto aos vereadores na Câmara Municipal. “Estamos fazendo encontros setoriais, com segmentos e lideranças, mostrando a importância do metrô, a nossa proposta de equação financeira, a nossa mobilização em Brasília”, disse o prefeito.
A extensão total do metrô, primeira e segunda etapas, é de 22,4 quilômetros com 21 estações desde o Terminal CIC Sul (no cruzamento do Contorno Sul com a BR 116) ao Terminal Santa Cândida, no Norte da cidade. A capacidade será de 1.450 passageiros e o custo estimado é de R$ 3,2 bilhões.
EIA-Rima - Na audiência da noite, a empresa Ecossistema Consultoria Ambiental, contratada para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) das obras do metrô, vai dar detalhes de como os trabalhos vão intervir nos bairros da cidade, levando em conta as questões ambientais, socioeconômicas, arqueológica e a fauna e flora da cidade.
O EIA/Rima inclui diversos pontos, como execução de serviços topográficos, estudo geológico-geotécnico, estudo hidrológico, estudo de interferências, entre outros.
O estudo detalha os diversos impactos - como de ruído ou de poluição no ar – e as ações mitigadoras durante a construção do metrô. Neste processo, foi visto como vai ser a construção no trecho aéreo e no subterrâneo, que usará duas tecnologias diferentes de construção: Túnel Cut and Cover e o Túnel NATM.
Durante a reunião, será aberto espaço para questionamentos da população. O que for apresentado pelos participantes da reunião pode ajudar na aprovação final da licença prévia, que autoriza a construção do metrô curitibano.
Linha Verde Norte - A segunda audiência pública será nesta quinta-feira, 17, e trata do início das obras da Linha Verde Norte, trecho de 2,3 quilômetros entre o Jardim Botânico e a Avenida Victor Ferreira do Amaral.
Na audiência, às 19h no Santuário Nossa Senhora de Fátima, os moradores do Boa Vista, Cajuru e Matriz vão conhecer detalhes das obras que passará por seis bairros: Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã.
Para esta tapa, com financiamento de R$ 52 milhões da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), estão programadas as obras de drenagem, canaletas para o ônibus, pistas marginais, sinalização, iluminação, ciclovia e calçada, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a Estação Jardim Botânico.
Recursos - Ao todo, o financiamento da AFD terá quatro licitações (a primeira, de R$ 52 milhões, realizada e vencida pelo consórcio Empo/Marc) para as obras do trecho norte da Linha Verde. Os trabalhos serão executados ao longo do trecho de 8 quilômetros, desde o Jardim Botânico até o extremo norte de Curitiba, no Atuba, passando por 11 bairros.
Os custos previstos por etapas de obras estão assim definidos:
Primeiro trecho: R$ 51,9 milhões. Liga o Centro Politécnico, no Jardim Botânico, na Linha Verde Sul, até a altura da trincheira da Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, numa extensão de 2.350m.
Segundo trecho: Viaduto da Victor Ferreira do Amaral: R$ 36,7 milhões;
Terceiro trecho: Victor Ferreira do Amaral – Solar: R$ 37,1 milhões;
Quarto trecho: Solar – Atuba: R$ 66,5 milhões.
Na Linha Verde Norte serão implantados três sistemas binários, formados pelas ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon (entre as estações Jardim Botânico e Tarumã, mas não vinculado a estação de embarque e desembarque), Fagundes Varela e José Maldonado com a Bento Ribeiro (vinculado à Estação Fagundes Varela); Tietê e Mucuri (vinculado à Estação Solar).