Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 16 de Março de 2011

Prefeitura entrega academia, quadra e Espaço Saúde na Regional Cajuru

O prefeito Luciano Ducci inaugurou nesta terça-feira (15) três novos equipamentos na Regional Cajuru para marcar as comemorações pelos 318 anos de Curitiba. No Capão da Imbuia, ele entregou a academia ao ar livre da praça Mansueden dos Santos Prudente e a quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Professor Enéas Marques dos Santos. No Cajuru, o prefeito inaugurou o Espaço Saúde Camargo.  

"São equipamentos que vão melhorar a qualidade de vida de nossa população, especialmente das crianças e dos idosos", disse Luciano Ducci. Nos três equipamentos, a Prefeitura investiu R$ 435 mil. "Direcionar os recursos para a saúde, educação e promoção da juventude é o caminho para nossa cidade ter um futuro melhor".

As academias ao ar livre, como a da praça Mansueden dos Santos Prudente, fazem parte de um programa de saúde preventivo, com equipamentos para melhorar a condição física e qualidade de vida da população, bem como ajudar na prevenção de doenças.

Os equipamentos não têm pesos e usam apenas a força do próprio corpo para exercícios de musculação e alongamento. São indicados principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa, funcionando como uma academia de ginástica ao ar livre.

Atualmente Curitiba conta com 48 academias ao ar livre, distribuídas nas nove regionais da Prefeitura. "Até o fim do ano, teremos 114 academias, que vão contribuir com a qualidade de vida da população, principalmente dos idosos, que tanto ajudaram no crescimento de nossa cidade", disse o secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, que participou da inauguração.  

Educação - A quadra coberta da escola Enéas Marques dos Santos, segunda obra inaugurada pelo prefeito nesta terça-feira, tem 500m² e investimentos de aproximadamente R$ 250 mil. O espaço vai beneficiar 633 alunos, que poderão praticar atividades físicas e culturais mesmo nos dias de chuva ou de muito sol. 

Para Maria Fernanda Tozetto, de dez anos de idade, aluna da quarta série da escola Enéas Marques, o espaço será um incentivo extra para que ela possa praticar o esporte preferido. "Adoro jogar vôlei, temos um time ótimo na escola e agora nada vai impedir que possamos treinar com freqüência", disse ela, que participou da apresentação de dança da cerimônia de inauguração ao lado do colega Alan Cesar Rosetto, de dez anos 

Maria Fernanda e Alan também foram convidados a descerrar a placa de inauguração da escola com o prefeito. "Estamos ampliando todo o atendimento à juventude, para que nossas crianças e adolescentes pratiquem esportes, dediquem-se aos estudos e fiquem longe das drogas e da violência", disse Luciano Ducci, na cerimônia com a presença da secretária Municipal da Educação, Liliane Sabbag. 

"Além desta unidade, neste mês de aniversário vamos entregar outras duas quadras poliesportivas cobertas e mais três Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs. Com boa educação formaremos o cidadão do amanhã". 

Com a nova quadra, 124 escolas municipais passam a contar com o equipamento. A meta da Prefeitura é que, até 2012, todas as unidades de ensino com disponibilidade de terreno para construção ganhem quadras cobertas.  

Saúde - O terceiro equipamento entregue pelo prefeito nesta terça-feira foi o Espaço Saúde Camargo, construído ao lado da Unidade de Saúde Camargo, no bairro Cajuru. O espaço é uma área de múltiplo uso comunitário. Na prática, representa a ampliação da unidade de saúde. São 60 metros quadrados de área com sala, cozinha e banheiro equipados para a realização de atividades físicas, de lazer, de promoção à saúde, além de apoio à terapêutica indicada pelos médicos. 

Os integrantes do grupo Movimento, de prática de alongamento, foram até a cerimônia de inauguração conferir a nova estrutura, onde poderão praticar suas atividades. "Estou há sete anos nesse grupo e meus problemas na coluna e de hipertensão diminuíram. E fiquei feliz em saber que poderemos praticar nossa atividade aqui nesse novo espaço, é o ideal, pois fica ao lado de uma unidade de saúde que é excelente", disse a dona de casa Helena Cristina Menon, de 59 anos.

"Na área de promoção da saúde esse tipo de espaço é fundamental. Ele servirá para mobilizarmos a comunidade para diversas atividades em prol da qualidade da saúde", afirmou Luciano Ducci, que também destacou outras obras em andamento na área e já consideradas referências, como a construção do Hospital do Idoso e a implantação de equipamentos de raio-x nas unidades 24 horas.  

Também participaram das inaugurações o secretário Municipal de Relações com a Comunidade, Fernando Guedes, e os vereadores Emerson Prado, Jair Cézar e Felipe Braga Cortes.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.