Quarta, 16 de Março de 2011
Data: quinta-feira, 17 de março
Horário: 19 horas
Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima - Praça Cova da Iria, 3, Tarumã
Nesta quinta-feira (17), às 19 horas, a Prefeitura de Curitiba fará reunião pública para o início das obras da Linha Verde Norte, no trecho de 2,3 quilômetros que vai do Jardim Botânico à Avenida Victor Ferreira do Amaral. Será no Santuário Nossa Senhora de Fátima, a Praça Cova da Íria, 3, Tarumã,
A reunião será aberta pelo secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur. O presidente do Ippuc, Cléver de Almeida, fará uma apresentação sobre a concepção da Linha Verde. Em seguida, Edson Seidel, da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP) falará da supervisão da obra.
Representantes da Secretaria Municipal de Obras Públicas e do consórcio Empo/Marc, vencedor da licitação, irão tratar do início e do cronograma das obras e técnicos da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) vão mostrar como ficará o trânsito e o transporte no local.
No encontro, as comunidades das Regionais Boa Vista, Cajuru e Matriz terão a oportunidade de conhecer detalhes das obras que beneficiarão seis dos 11 bairros por onde a Linha Verde Norte passará – Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã.
Para esta tapa, com financiamento de R$ 52 milhões da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), estão programadas as obras de drenagem, canaletas para o ônibus, pistas marginais e locais (paralelas à canaleta), sinalização, iluminação, ciclovia e calçada, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a Estação Jardim Botânico. Nesta fase não serão incluídas as obras da trincheira da Victor Ferreira do Amaral, que entrará em outra etapa dos trabalhos.
Ao todo, o financiamento da AFD terá quatro licitações (a primeira, de R$ 52 milhões, já foi feita e vencida pelo consórcio Empo/Marc) para as obras do trecho norte da Linha Verde. Os trabalhos serão executados ao longo do trecho de aproximadamente 8km, desde o bairro Jardim Botânico, sob a passarela do Centro Politécnico, até o extremo norte de Curitiba, no Atuba, passando por 11 bairros que hoje são separados pela antiga rodovia.
Os custos previstos por etapas de obras estão assim definidos: Primeiro trecho: R$ 51.902.093,30. Liga o Centro Politécnico, no Jardim Botânico, na Linha Verde Sul, até a altura da trincheira da Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, numa extensão de 2.350m. Segundo trecho: Viaduto da Victor Ferreira do Amaral: R$ 36.700 milhões; Terceiro trecho: Victor Ferreira do Amaral – Solar: R$ 37.100 milhões; Quarto trecho: Solar – Atuba: R$ 66.500 milhões.
Linha Sul - Ao sul, a Linha Verde já uniu dez bairros ao longo de um trecho de 9,4km de extensão. O trecho norte será semelhante - com canaletas exclusivas para os ônibus e, paralelas a ela, pistas marginais de passagem e vias locais (em frente ao comércio), iluminação renovada, ciclovia, calçadas, estações para o embarque e desembarque (serão oito no trecho norte) - a Linha Verde Norte terá como diferencial a construção de sete trincheiras e a ampliação de dois viadutos.
As obras consolidarão o sexto eixo de transporte da Rede Integrada e será também a maior avenida de Curitiba, construída no trecho urbano da antiga BR-116. Ao todo, a Linha Verde terá cerca de 18km e permitirá a interligação de 20 bairros de Curitiba, antes separados pela rodovia.
Três das nove estações da Linha Verde já têm a infraestrutura implantada, trabalho que foi feito durante as obras da Linha Verde Sul - estações PUC, UFPR e Avenida das Torres. As estações Jardim Botânico (cruzamento com a avenida Affonso Camargo) e Tarumã (cruzamento com a avenida Victor Ferreira do Amaral) terão integração vertical (ônibus embaixo e outro em cima) – por isso os viadutos serão alargados. A Estação Vila Olímpica não terá integração. As estações Fagundes Varela, Solar e Atuba terão operação semelhante ao trecho Sul.
Na Linha Verde Norte serão implantados três sistemas binários, formados pelas ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon (entre as estações Jardim Botânico e Tarumã, mas não vinculado a estação de embarque e desembarque), Fagundes Varela e José Maldonado com a Bento Ribeiro (vinculado à Estação Fagundes Varela); Tietê e Mucuri (vinculado à Estação Solar).
Conheça o que será feito na Linha Verde Norte:
Extensão do primeiro trecho da Linha Verde Norte: 2.350m