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Sexta, 18 de Março de 2011

Linha Verde: Trezentas pessoas participam de reunião para conhecer obras

Trezentas pessoas que vivem na área de influência das regionais do Cajuru, Matriz e Boa Vista participaram na noite desta quinta-feira (17) da reunião pública para o início das obras da Linha Verde Norte, no trecho de 2,3 quilômetros que vai do Jardim Botânico à Avenida Victor Ferreira do Amaral.

No encontro, realizado no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Tarumã, foi apresentado o plano das obras que beneficiarão os moradores do Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã, bairros por onde a Linha Verde Norte passará nesta primeira fase de construção. A previsão é que as obras iniciem em abril. O prazo de conclusão previsto no contrato é de 18 meses.

Na opinião da presidente do Conselho Distrital de Saúde do Cajuru, Ignez de Oliveira Ise, as obras vão integrar o Cajuru ao restante de Curitiba. “A Linha Verde Norte chega para unir o que antes era dividido pela BR. O Cajuru é uma região muito populosa e com muitos equipamentos, como escolas, creches Unidades de Saúde e o Centro Municipal de Urgências Médicas. As obras vão aproximar mais pessoas desses serviços e aquecer a economia e o comércio do bairro”, disse Ignez.

Para o presidente da Associação dos Moradores do Bacacheri, Assolar, na Regional Boa Vista, Luiz Tadeu Seidel Bernardina, a Linha Verde irá levar o desenvolvimento à região. “É um novo corredor de transporte que vai integrar os moradores. As pessoas vão construir e empreender”, afirmou Bernardina.

Rosiclea de Oliveira Leite, aposentada e síndica do Condomínio do Edifício Portugal, localizado no cruzamento das Ruas Nossa Senhora da Penha com a Roberto Chichon - onde será construída uma trincheira – destacou que a obra irá promover favorecer a mobilidade e criar uma ligação importante com bairros vizinhos. “Hoje temos um movimento incrível de veículos às 7h, meio dia e às 18 horas. É o congestionamento de quem segue para a BR”, afirmou.

Rosiclea ressaltou que hoje não há ligação com o bairro Capão da Imbuia. “Para chegar lá temos que seguir por mais ou menos 3 quilômetros no sentido Jardim Botânico pela Avenida Maurício Fruet. O Capão da Imbuia é um bairro bastante acessado pela comunidade da região porque tem comércio forte, bancos e outros serviços”, completou a aposentada.

Monsenhor Estanislau Polakowski, que cedeu o auditório do Santuário Nossa Senhora de Fátima para a reunião pública da Linha Verde Norte disse que a obra é esperada há tempo. “Esperamos que seja muito bem feita e que a comunidade fique feliz. Foi uma satisfação poder acolher a comunidade para discutir a implantação da Linha Verde Norte”.

A reunião pública foi mediada pelo secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur. O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) explicou como foi concebido o projeto da Linha Verde e o diretor da Unidade de Gerenciamento do Projeto, Edson Seidel, falou da supervisão da obra.

Representantes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e do consórcio Empo/Marc, vencedor da licitação, explicaram o plano de ataque das obras e técnicos da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) passaram orientações de como ficará o trânsito e o transporte no local.

O encontro teve o suporte dos administradores regionais da Matriz, Luiz Hayakawa, da Boa Vista, Janaína Lopes e do Cajuru, Maria Isabel de Paula. Estiveram presentes também os vereadores Jair Cézar e Aladim Luciano e o deputado estadual Tadeu Veneri.

Obras - Para esta etapa, com financiamento de R$ 52 milhões da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), estão programadas as obras de drenagem, canaletas para o ônibus, pistas marginais e locais (paralelas à canaleta), sinalização, iluminação, ciclovia e calçada, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a Estação Jardim Botânico. Nesta fase não serão incluídas as obras da trincheira da Victor Ferreira do Amaral, que entrará em outra etapa dos trabalhos.

Ao todo, o financiamento da AFD terá quatro licitações (a primeira, de R$ 52 milhões, já realizada e vencida pelo consórcio Empo/Marc) para as obras do trecho norte da Linha Verde. Os trabalhos serão executados ao longo do trecho de aproximadamente 8km, desde o bairro Jardim Botânico, sob a passarela do Centro Politécnico, até o extremo norte de Curitiba, no Atuba, passando por 11 bairros que hoje são separados pela antiga rodovia.

Os custos previstos por etapas de obras estão assim definidos:

Primeiro trecho: R$ 51.902.093,30. Liga o Centro Politécnico, no Jardim Botânico, na Linha Verde Sul, até a altura da trincheira da Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, numa extensão de 2.350m.

Segundo trecho: Viaduto da Victor Ferreira do Amaral: R$ 36.700 milhões;

Terceiro trecho: Victor Ferreira do Amaral – Solar: R$ 37.100 milhões;

Quarto trecho: Solar – Atuba: R$ 66.500 milhões.

Ao sul, a Linha Verde já uniu dez bairros ao longo de um trecho de 9,4 km de extensão. O trecho norte será semelhante - com canaletas exclusivas para os ônibus e, paralelas a ela, pistas marginais de passagem e vias locais (em frente ao comércio), iluminação renovada, ciclovia, calçadas, estações para o embarque e desembarque (serão oito no trecho norte) - a Linha Verde Norte terá como diferencial a construção de sete trincheiras e a ampliação de dois viadutos.

Conheça o que será feito na  Linha Verde Norte:

Extensão do primeiro trecho da Linha Verde Norte: 2.350m
Valor desta etapa: R$ 51.902.093,30
Obras: drenagem, canaleta, pistas marginais e locais, calçadas, ciclovia, iluminação, sinalização, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a Estação Jardim Botânico.
Financiamento: Agência Francesa de Desenvolvimento

Bairros por onde a Linha Verde Norte passará
- Jardim Botânico (1ª. Etapa)
- Jardim das Américas (1ª. Etapa)
- Cajuru (1ª. Etapa)
- Cristo Rei (1ª. Etapa)
- Capão da Imbuia (1ª. Etapa)
- Tarumã (1ª. Etapa)
- Jardim Social
- Bairro Alto
- Bacacheri
- Tingui
- Atuba

Sete trincheiras:
- Uma entre a rua Gustavo Rattman (Bacacheri) e a José Zgoda (Bairro Alto) – em obras
- Duas no binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon, ligando os bairros Cristo Rei e Cajuru
- Uma na Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã
- Três no Atuba

Ampliação de dois viadutos:
- Avenida Victor Ferreira do Amaral
- Avenida Affonso Camargo

Estações (9):
- Atuba
- Solar
- Fagundes Varela
- Vila Olímpica
- Tarumã
- Jardim Botânico
- Avenida das Torres
- UFPR
- PUC

Binários:
- Ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon (não vinculado a estação de embarque e desembarque)
 

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