Segunda, 21 de Março de 2011
A Prefeitura de Curitiba concluiu no sábado (19) a obra de concretagem e ampliação da ponte da avenida Fredolin Wolf, que vai ganhar espaço para pedestres e ciclovia. A obra faz parte da revitalização da avenida, em uma extensão de 7,5 quilômetros. Por causa da obra, o trânsito desta rua está sendo desviado pelas ruas Graziele Wolf e Raposo Tavares.
“Esta obra vai beneficiar cerca de 80 mil pessoas, renovando uma região importante da cidade, com pavimentação nova, calçadas, ciclovia e paisagismo”, diz o prefeito Luciano Ducci.
Na revitalização da Fredolin Wolf, a Prefeitura está investindo R$ 17,9 milhões e utiliza recursos municipais e do programa Pró-Cidades (Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Mesmo com a concretagem pronta, a ponte ficará interditada para que aconteça o processo de cura, necessário para o endurecimento do material. Nesta terça-feira, às 7 horas, a ponte será reaberta apenas em meia pista, com trânsito vindo no sentido de Santa Felicidade em direção ao São Lourenço.
Diversas frentes – Além das obras na ponte, as equipes estão instalando meio-fio e colocando a rede de drenagem. Em alguns trechos, a pista já foi liberada com a aplicação da primeira de asfalto facilitando o trânsito. Nesta etapa está em construção nova rede de drenagem, com maior capacidade de escoamento da água das chuvas, para evitar a formação de pontos de alagamento.
Também está sendo feito o alargamento da rua, que passará a ter 10 metros de largura - três a mais do que tem hoje. Depois será renovado o pavimento, com a fresagem (retirada do revestimento antigo da rua) e colocação de asfalto.
O projeto prevê que as calçadas serão feitas com lajotas de concreto nos dois lados, em toda a extensão da rua, com faixas de grama e plantio de 800 árvores. Nas esquinas, haverá rampa para acesso de cadeirantes e carrinhos de bebê e um dos lados terá ciclovia compartilhada com a área de passeio.
Na última etapa de obras, será feita a sinalização horizontal (pintura de faixas no asfalto) e vertical (colocação de placas de orientação ao trânsito) e a instalação de semáforos e abrigos de ônibus.
Em alguns cruzamentos está prevista a implantação de uma faixa adicional de tráfego para facilitar as conversões à esquerda e permitir que elas aconteçam com segurança para motoristas e pedestres. Também faz parte do projeto a construção de rotatórias nos cruzamentos mais movimentados, para disciplinar o fluxo de veículos e melhorar a circulação.