Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 23 de Março de 2011

Projeto para despoluir rios e criar dois novos parques

O prefeito Luciano Ducci lançou nesta terça-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, o projeto de despoluição das bacias dos rios Uvu e Belém (trecho norte). O projeto faz parte de um esforço conjunto entre Prefeitura, Sanepar e sociedade civil para despoluir duas importantes bacias afluentes do rio Iguaçu. "A melhoria da qualidade dos nossos rios é o grande desafio de Curitiba e também da região metropolitana. Essas parcerias farão a grande diferença para alcançarmos o objetivo", afirmou Luciano Ducci.

O prefeito anunciou ainda licitação no valor de R$ 19 milhões para implantação de mais dois parques ao longo do rio Barigui, onde a Prefeitura desenvolve o Viva Barigui, plano estratégico de revitalização da bacia. O lançamento dos projetos foi feito na abertura do fórum de debates "Água para as Cidades: responder ao desafio urbano", organizado pela Prefeitura de Curitiba, governos estadual e federal, Fundação Roberto Marinho, Agência Nacional de Águas e Instituto GRPCOM, no parque Barigui.

O fórum teve a presença do secretário Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski. A abertura teve a participação do cantor Guilherme Arantes, que interpretou sua música Planeta Água.

Obras - Nas duas bacias, a Prefeitura e a Sanepar farão obras, ações de fiscalização e de educação ambiental. Será ampliada a rede de coleta de esgotos e manutenção da existente. O investimento será de R$ 11,4 milhões.

O rio Uvu nasce no bairro São Braz, e percorre um trecho de aproximadamente 5 quilômetros até desaguar no rio Barigui, dentro do parque. No Belém, a primeira etapa de obras será no trecho norte, que vai da nascente do rio, no bairro Cachoeira, até a avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.

Atualmente, no trecho norte, a bacia do Belém conta com 91% de rede de coleta de esgoto, contemplando 17.792 imóveis. O problema é que nem todos os imóveis estão ligados à rede, por isso a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Sanepar farão ações intensas de fiscalização para também aumentar o índice de ligação à rede disponível.

"Tão importante quanto ampliar a rede é garantir que os imóveis estejam ligados corretamente. O esforço das duas instituições será para que os proprietários façam essas ligações", destaca a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza de Oliveira Dias.

A educação ambiental, responsável pela mobilização das comunidades do entorno das duas bacias hídricas, é um dos principais componentes do projeto. Outra ação da Prefeitura será o desassoreamento do lago do parque São Lourenço, por onde passa o rio Belém. As obras começam ainda este ano.

Novos parques - Os dois novos parques que serão implantados pela Prefeitura ficam na Vila Rigoni, no bairro Fazendinha, e na CIC, nas imediações da rua Bernardo Meyer. A licitação para as obras, com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento, foi assinada pelo prefeito Luciano Ducci na semana passada. Os parques visam à proteção das margens do rio Barigui, além de serem novas áreas de lazer para a população, integrando o parque Linear do Barigui.

Dia da Água - O fórum Água para as Cidades: responder ao desafio urbano" promove debates abordando a preservação da água, ações e projetos governamentais, o papel das ongs, canais de comunicação e entidades educacionais e suas responsabilidades na utilização e conservação dos recursos hídricos, entre outros temas.

"Aqui estão importantes parceiros, como a Prefeitura de Curitiba, que nos apoiou porque compartilha dos mesmos objetivos. Queremos ser um elo de mobilização da sociedade em busca da preservação do nosso rio Iguaçu", disse o presidente do grupo GRPCOM, Mariano Lemanski, que apresentou o projeto Águas do Amanhã, desenvolvido pelo grupo de comunicação.

Carta de Curitiba - Durante a abertura do evento, o prefeito de Colombo e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), J. Carmargo, entregou ao secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, a Carta de Curitiba, assinada pelos 26 prefeitos de municípios que integram a Região Metropolitana de Curitiba. "Nessa carta estão princípios e compromissos que nós assumimos para melhorar nossos rios", falou J. Camargo.

"O trabalho em conjunto entre os municípios é fundamental para a preservação dos rios na região metropolitana", disse o secretário de Curitiba para Assuntos Metropolitanos, José Roberto Borghetti.

O superintendente da Agência Nacional de Águas, Joaquim Gondim, o padre José Aparecido Kleina, o secretário estadual do Meio Ambiente, Jonel Yurk, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso, também compuseram a mesa do evento.

Além de prefeitos e vereadores de várias cidades paranaenses e de Santa Catarina, na abertura do evento estavam presentes a deputada federal Cida Borghetti; o deputado estadual Raska Rodrigues; os secretários estaduais da Indústria e Comércio, Ricardo Barros, e do Desenvolvimento Urbano, Cezár Silvestri; o presidente do Instituto das Águas Paraná, Márcio Nunes; o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone; e os vereadores Francisco Garcez, Felipe Braga Cortes, Caíque Ferrante, Paulo Salamuni, Juliano Borghetti e Algaci Túlio.

SAIBA MAIS

RIO BELÉM
DESPOLUIÇÃO HÍDRICA DA BACIA DO RIO BELÉM - NORTE

Da nascente, no bairro Cachoeira, até a Av. Cândido de Abreu, no Centro Cívico.
Área de drenagem: 14,91 km²
19.546 imóveis
2,78 km² de maciços florestais
100% de coleta de lixo
100% de abastecimento de água
91% de coleta de esgoto

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS

INFRAESTRUTURA
Revitalização do parque das Nascentes
Desassoreamento do lago do parque São Lourenço
Ampliação da rede coletora de esgoto
Substituição de rede coletora de esgoto
Manutenção da rede coletora de esgoto

FISCALIZAÇÃO
Vistorias das ligações de esgoto
Monitoramento da qualidade hídrica
Vistorias das atividades industriais e de serviços
Vistorias de fossas sépticas onde não há rede

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Monitoramento participativo da qualidade da água
Fortalecimento da atuação em rede
Mutirões de limpeza
Plantios Comunitários

SITUAÇÃO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA BACIA
IMÓVEIS COM ABASTECIMENTO DE ÁGUA  19.546 100,0%
IMÓVEIS COM REDE DE ESGOTO   17.792 91,0%
IMÓVEIS COM LIGAÇÃO DE ESGOTO CORRETA  12.414 63,5%
IMÓVEIS SEM REDE DE ESGOTO   1.474 9,0%
IMÓVEIS COM LIGAÇÃO DE ESGOTO IRREGULAR 3.904 7,5%
IMÓVEIS COM LIGAÇÃO DE ESGOTO NÃO VISTORIADA 1.754 20,0%

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.