Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 4 de Abril de 2011

Santuário do Carmo vai ganhar iluminação cênica

A Prefeitura de Curitiba começa nesta semana a instalação da nova iluminação pública do Santuário Nossa Senhora do Carmo, no Carmo. Toda a fachada do prédio ganhará iluminação cênica, mesma técnica usada em teatros e monumentos históricos.

A nova iluminação atende um pedido da comunidade e foi anunciada pelo prefeito Luciano Ducci, no último dia 20, ao padre Luiz Alberto Kleina, do Santuário Nossa Senhora do Carmo.

“Temos o maior prazer em poder melhorar o santuário e auxiliar no belo trabalho que o padre Kleina vem realizando atraindo semanalmente cerca de 30 mil pessoas nas missas e novenas”, diz o prefeito Luciano Ducci. Além da nova iluminação, a Prefeitura planeja mudanças no sentido de vias de acesso, semáforo e conservação do asfalto.

A iluminação cênica vai exigir a colocação de refletores dentro e fora do santuário, que fica na praça do Carmo, perto do terminal de ônibus. Na parte externa, refletores vão destacar detalhes arquitetônicos do prédio. Uma iluminação especial vai valorizar o desenho da torre e da fachada frontal do Santuário. Luzes em tom azul vão realçar as duas cruzes que ficam no telhado.

Um conjunto especial de refletores irá destacar a imagem de Nossa Senhora do Carmo e o menino, que ficam na lateral do santuário. Lâmpadas leds vão ser colocadas nas escadarias. Na parte interna, uma iluminação especial vai destacar o vitral e as janelas da torre da igreja.

Este tipo de iluminação é o mesmo usado em palcos de teatros ou em espaços turísticos, como acontece em outras cidades do mundo. O uso desta técnica segue as diretrizes do novo Plano Diretor de Iluminação, em elaboração, que prevê mais eficiência, maior luminosidade e menor dispersão da luz.

Linha Turismo - O uso de iluminação cênica não é novidade na cidade, pois está presente em diversos pontos como os portais do Passeio Público e de Santa Felicidade, Praça do Japão, Largo da Ordem, Paço Municipal, Igreja do Guadalupe, Parque Tanguá e, recentemente, o Parque Barigui. Agora, o objetivo é ampliar o número de locais com este atrativo.

A Prefeitura programou a instalação de iluminação cênica em pontos que fazem parte do roteiro da Linha Turismo: Jardim Botânico; Marco Zero, na Praça Tiradentes; Praça do Batel; Bosque João Paulo II; Leão Alado, no Largo da Ordem; Igreja do Carmo; Memorial Árabe; Praça 19 de Dezembro; Praça Los Angeles, no Seminário (no final da avenida 7 de Setembro) e Teatro Paiol.

Dois outros locais que têm iluminação cênica parcial receberão complementação: Paço Municipal e Parque Tanguá.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.