Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 4 de Abril de 2011

Ligeirão é destaque no Bom Dia Brasil, da TV Globo

O ônibus Ligeirão foi um dos destaques no Bom Dia Brasil desta segunda-feira (4). O telejornal da Rede Globo adianta que “o maior ônibus do mundo” vai começar a circular neste mês de abril em Curitiba e aponta o estilo “futurista” que mais “parece um trem”.

A repórter Ana Zimmerman descreve os números do ônibus que terá 24 veículos em circulação em duas linhas do transporte coletivo de Curitiba. “O tamanho é recorde: os 28 metros de comprimento transformam o ‘Ligeirão’, como foi apelidado, no maior ônibus do mundo. É o equivalente a três ônibus normais”.

Boieng 767 - Ana Zimmerman prossegue nas comparações: “por dentro, são 58 assentos. Se for contar com todos os que vão sentados e de pé, o Ligeirão leva o mesmo que um boieng 767. São, ao todo, 250 passageiros”, disse em relação aos ônibus azuis.

A jornalista relata ainda que além de grande, o ônibus tem assentos estofados, mas não são só os passageiros que têm mais conforto. O motorista também usa a tecnologia. Em um painel, vários controles estão ao alcance de um toque. O motorista sabe, por exemplo, que um passageiro cadeirante pediu para descer em um dos painéis.

“Com um simples toque, ele habilita e desabilita uma função, consequentemente, o motorista passa mais tempo com a mão na direção”, conta o engenheiro mecânico Eduardo Tows.

Inovador - O ‘Ligeirão’ usa biocombustível feito à base de soja, que polui menos que o diesel. “Ele custa próximo de 20% mais caro, mas os benefícios ambientais são significativos e o projeto é inovador”, explica o gestor da companhia de urbanização Elsio Karas.

O maior ônibus do mundo começa a circular em Curitiba em abril. Na garagem, o ‘ligeirão’ faz sucesso entre os motoristas. “É lindo. Ele é o sonho de cada motorista, dirigir um ônibus novo”, conta um dos motoristas de ônibus.

Linhas - Os novos ônibus farão as linhas Pinheirinho/Carlos Gomes, na Linha Verde, e Boqueirão/Carlos Gomes, pela Marechal Floriano. A cidade terá 24 ônibus que vão transportar 50 mil passageiros/dia.

Produzidos pela Volvo, com carroceria Neobus, os novos ônibus têm vidros com película fumê, exaustores e ventiladores para manter a temperatura interna amena, bancos ergonômicos, sinal luminoso para indicar a abertura das portas, plaquetas em braille e bancos reservados a portadores de deficiência, idosos e gestantes.

Rapidez - O projeto B100 (100% biocombustível), implantado em caráter experimental em agosto de 2009, com seis ônibus da Linha Verde, reduziu em 50% a emissão de fumaça. A partir de agora todos os Ligeirões rodam exclusivamente com combustível de soja.

As viagens serão mais rápidas. Com o desalinhamento de estações-tubo, foram criados espaços para pontos de ultrapassagem, o que permite manter a linha com parada em todas as estações tubo, e implantar o Ligeirão, com paradas apenas nos terminais e um reduzido número de estações.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.