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Quinta, 7 de Abril de 2011

Ippuc apresenta projeto da Cândido de Abreu na Câmara

Nesta quarta-feira, 6, os arquitetos Reginaldo Reinert e Ricardo de Almeida Bindo, do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, apresentam o projeto da nova Cândido de Abreu aos vereadores de Curitiba. A apresentação será às 13h30, na Câmara Municipal.

A avenida terá um calçadão central com 870 metros de extensão e 18 metros de largura, desde a Praça 19 de Dezembro até a Nossa Senhora da Salete. Será a primeira rua da cidade com WiFi (internet gratuita) e flexibilizada no que diz respeito ao mobiliário urbano com pontos de encontro para os pedestres.

O custo total da obra, que deve começar no segundo semestre, será de R$ 18 milhões, valores que estão gestionados pela Prefeitura de Curitiba. Parte do investimento, R$ 4,9 milhões, estão no PAC da Copa.

Pista exclusiva - Na nova configuração da Cândido de Abreu, o transporte coletivo também será contemplado com a pista exclusiva, paralela ao calçadão, para os ônibus ligeirinhos das linhas que atendem a região (Santa Cândida Pinheirinho; Boqueirão Centro Cívico, Aeroporto, Barreirinha São José, Colombo CIC e Fazendinha Tamandaré). As demais linhas de ônibus convencionais serão mantidas.

“O projeto da Cândido de Abreu reforça a prioridade que a nossa cidade dá, em seu planejamento, ao transporte coletivo e aos deslocamentos dos pedestres e atende ao que está previsto no Plano Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado, aprovado pelo Conselho da Cidade de Curitiba e que integra o Plano Diretor”, afirma Ricardo Bindo, supervisor de Planejamento do Ippuc.

Prioridade - O arquiteto Reginaldo Reinert, do setor de Planos e Reestruturação Urbana do instituto, lembra que, já na década de 70, Curitiba iniciou este processo de dar prioridade aos pedestres com o fechamento da Rua XV de Novembro. “A Cândido de Abreu vai integrar os pedestres, terá sistema de transporte e acesso para os carros”, completa.

Ao longo do boulevard da Cândido de Abreu, os cruzamentos terão pistas elevadas, facilitando a mobilidade de pedestres em geral. Nestes pontos, obrigatoriamente, os veículos deverão reduzir a velocidade para passar pelo cruzamento. Outros destaques da nova Cândido de Abreu serão a Iluminação e comunicação visual diferenciadas.

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