Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 27 de Maio de 2010

Pinheirinho ganha a primeira cancha pública de grama sintética da cidade

A praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, onde o prefeito Luciano Ducci inaugurou no último sábado o Memorial Africano, terá o primeiro campo público de futebol de grama sintética da cidade. Em fase final de acabamento, o campo sintético começará a ser usado neste sábado (29).
 
Implantado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, junto com a reforma da praça e o novo do Memorial, o novo campo de grama sintética será controlado por funcionários da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer que trabalham na praça com recreação e aulas de esporte.
 
"A praça está virando um polo de lazer das famílias da região e também referência em atividades físicas. O campo de grama sintética é mais um estímulo para a população se apropriar desse espaço público", diz o prefeito. O campo de futebol de areia foi transformado em cancha de grama sintética, com recursos de emendas orçamentárias de autoria dos vereadores Tico Kuzma, Tito Zeglin e João do Suco.
 
O uso do campo será por agendamento, que deve ser feito diretamente no núcleo da Secretaria na praça Zumbi dos Palmares. Cada grupo de no mínimo 12 pessoas poderá jogar futebol no campo sintético por uma hora, uma vez ao mês.
 
De segunda-feira a sexta-feira, o campo será usado à noite pelos grupos agendados, das 19h às 21h, totalizando 15 horas durante a semana. Aos sábados, o campo ficará disponível para os grupos das 8h às 21h. Ainda há poucos horários disponíveis, porque a procura foi grande e a agenda está quase cheia.

Durante o dia, professores do Esporte e Lazer aproveitarão o novo campo para aulas de futebol com crianças das escolas da região.
 
Adriano Cândido, segurança, acompanha de perto as obras de implantação do campo sintético na praça e já fez o agendamento das partidas do seu grupo de futebol. "Está ficando uma maravilha, não vejo a hora de jogar bola com meus amigos nesse campo", diz Cândido.
 
Segundo Cândido, o aluguel de um campo sintético na região varia de R$ 80 a R$ 160 a hora. "Para gente que joga umas três vezes por semana, ter um campo de graça faz muita diferença", destaca Cândido.
 
O novo campo sintético foi construído no lugar de uma antiga quadra de futebol de areia. A transformação atende a pedidos dos frequentadores da praça. O campo de 1.097 metros quadrados e é todo cercado por alambrados.
 
Além do campo, a Secretaria do Meio Ambiente reforçou outros equipamentos como o playground, quadra polivalente, instalou bancos e a praça ganhou também uma academia de ginástica ao ar livre.

Os jogadores  Marlon Thiago de Oliveira e Ricardo Ryller, moradores da região, usam a praça para fazer preparo físico e elogiaram as reformas. "São mais opções para as pessoas freqüentarem a praça, que já era boa e agora está excelente", afirma Oliveira.

Memorial - O Memorial Africano, um grande portal na entrada principal, com 54 colunas representando cada um dos países do continente mudou a paisagem da praça e está virando atração turística. "Tem gente que para o carro e desce para ver de perto o Memorial", conta o professor de educação física da Prefeitura que trabalha na praça, Adilson Stival.

Quadradas, as colunas de quatro metros de altura levam o nome do país, bandeira e a localização no continente. As descrições e desenhos são feitos em azulejos. A ideia é que cada missão oficial de países africanos em Curitiba fixe uma placa na coluna correspondente ao país.

Além das 54 colunas, outras duas, amarelas, com o dobro do tamanho e diferenciadas das demais, completam o portal. As duas colunas simbolizam a educação e a cultura. Uma delas, da educação, de aço perfurado com iluminação internada. A outra, em argamassa com desenhos africanos em baixo relevo.

Um mosaico de pedras nas cores preto, branco e vermelho forma o mapa do continente africano, com o desenho dos países. A praça tem ainda espaço para feiras de artesanato étnico.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.