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Quinta, 7 de Abril de 2011

Vereadores aprovam projeto da nova Cândido de Abreu

A Comissão  de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou o projeto da Nova Cândido de Abreu. O projeto foi apresentado aos vereadores nesta quarta-feira, 6, pelo Ippuc. Na reunião, convocada pelo presidente da Comissão, vereador Jonny Stica (PT), os arquitetos Reginaldo Reinert e Ricardo de Almeida Bindo, detalharam o projeto de revitalização da avenida.

Stica afirmou ao final da apresentação que o projeto da Nova Cândido de Abreu conta com o apoio dos vereadores. “Aprovamos o projeto que vai melhorar a circulação de pedestres na cidade. Ele cria uma área de calçada pública grande que pode fazer da Cândido de Abreu a nossa Avenida Paulista, porque é uma via que já nasceu com a vocação de ser uma avenida de grande importância para Curitiba", afirmou.

O vereador disse também que o que poderia ser questionado, como a diminuição do espaço para os carros, não vai acontecer porque há cinco vias para os veículos e não haverá grandes mudanças na configuração do trânsito. "É uma intervenção positiva que vem ao encontro dos eventos como a Copa do Mundo e uma inovação para Curitiba de forma que a cidade não perca esta marca de planejamento”, acrescentou.

Calçadão - A Cândido de Abreu contará com um calçadão central com 870 metros de extensão e 18 metros de largura, desde a Praça 19 de Dezembro até a Nossa Senhora da Salete. “Trata-se de um projeto ousado, uma inovação que vai proporcionar uma mudança significativa naquela região da cidade”, afirmou Jonny Stica.

O arquiteto Reginaldo Reinert, responsável pelo projeto, lembrou que a tônica de dar prioridade aos pedestres atende o que prevê o Plano Diretor de Curitiba e segue um processo atual iniciado com a revitalização do Paço Municipal, na Praça Generoso Marques e da Rua Riachuelo que garantem a mobilidade segura dos curitibanos.

“Projetos focados exclusivamente no uso de automóveis são imediatistas e de pouca durabilidade. Na Cândido de Abreu vamos melhorar a qualidade da circulação dos pedestres e ao mesmo tempo atender ao transporte coletivo e ao sistema viário", afirmou Reinert.

O arquiteto explicou que haverá pista exclusiva, paralela ao calçadão, e quatro estações-tubo para os ônibus ligeirinhos das linhas que atendem a região Santa Cândida-Pinheirinho; Boqueirão-Centro Cívico, Aeroporto, Barreirinha-São José, Colombo-CIC e Fazendinha-Tamandaré.

Hoje a avenida tem quatro faixas no sentido bairro-centro (Palácio Iguaçu – Praça Tiradentes) e três faixas no sentido oposto, sendo uma das marginais ociosa do ponto de vista do tráfego, nas quais os automóveis e ônibus compartilham o espaço.

Com o novo projeto serão cinco pistas no sentido Praça Tiradentes, sendo uma de uso exclusivo dos ônibus, e duas na ligação da Tiradentes ao Palácio Iguaçu. Nos cruzamentos em que os veículos cruzam do calçadão a passagem será elevada de forma a reduzir a velocidade, a exemplo do que é feito hoje na Praça do Batel.

Ponto de encontro – Na opinião de Reginaldo Reinert, a exemplo do que ocorreu a partir do fechamento da Rua XV de Novembro aos automóveis, a transformação da Cândido de Abreu num espaço que dá prioridade à circulação de pedestres vai mudar a percepção dos cidadãos no que diz respeito à mobilidade e ao mesmo tempo reforçar o sentimento de pertencer à cidade.

“Muita gente hoje só enxerga o Palácio Iguaçu pelo retrovisor e o marco de Nossa Senhora da Luz quando fecha o semáforo. São referências importantes da cidade que poderão ser contempladas a partir do calçadão. Há também quem ache longe seguir a pé do Palácio à Praça Tiradentes e ao mesmo tempo perto ir da Osório a Santos Andrade. A distância é praticamente a mesma, a questão está na percepção de quem circula em uma via esclusiva para pedestres, que é o caso da XV ou está dentro de um carro, caso hoje da Cândido de Abreu”, disse Reinert.

Custo - O custo total da obra, que deve começar no segundo semestre, será de R$ 18 milhões, valores que estão gestionados pela Prefeitura de Curitiba. Parte do investimento, R$ 4,9 milhões, está no PAC da Copa. A avenida terá um calçadão central com 870 metros de extensão e 18 metros de largura, desde a Praça 19 de Dezembro até a Nossa Senhora da Salete.

Será a primeira rua da cidade com WiFi (internet gratuita) e flexibilizada no que diz respeito ao mobiliário urbano com pontos de encontro para os pedestres. Outros destaques da nova Cândido de Abreu serão a Iluminação e comunicação visual diferenciadas.

Também participaram da apresentação os vereadores Julieta Reis, Caíque Ferrante, Jairo Marcelino, Beto Moraes e Felipe Braga Cortes.

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