Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 2 de Junho de 2010

Bloqueios e mudança de linhas durante procissões de Corpus Christi

Procissões e decoração de ruas com tapetes de flores e serragem colorida, programadas para esta quinta-feira (3), dia de Corpus Christi, vão bloquear o tráfego de veículos e provocar pequenas alterações em trajetos de linhas de ônibus durante os eventos religiosos.

Na região central, a procissão organizada pela Arquidiocese de Curitiba manterá bloqueada a pista centro-bairro da rua Barão do Serro Azul e da avenida Cândido de Abreu, das seis horas da manhã às 20h. Às 15h haverá missa em frente à Catedral Basílica, na praça Tiradentes.

Logo após a missa, entre 16h30 e 16h45, inicia-se a procissão com destino ao Centro Cívico, quando a rua Barão do Serro Azul e a avenida Cândido de Abreu estarão decoradas com o tradicional tapete com motivos religiosos, no sentido centro-bairro. Durante a passagem dos fiéis, as ruas transversais serão temporariamente bloqueadas aos veículos. O cortejo chegará às 18h na Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, onde haverá bênção dos fiéis.

Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, vão orientar motoristas e pedestres e farão o bloqueio temporário em ruas transversais ao eixo percorrido pelos fiéis. Esses bloqueios temporários ocorrerão no cruzamento com as ruas Treze de Maio, Carlos Cavalcanti, Paula Gomes, Inácio Lustosa, Barão de Antonina, Xavier da Silva, Heitor Stockler de França, Comendador Fontana, Lysimaco Ferreira da Costa e Ernani Santiago de Oliveira.

Transporte - Por causa do evento religioso da Arquidiocese no centro, várias linhas de ônibus terão seus trajetos alterados das 16h às 20h.


Confira as mudanças de itinerários na região do entro Cívico:

Interbairros I (sentido horário) - ônibus procedentes da rua Carlos Pioli, seguem pela rua Deputado Mário de Barros.;

Interbairros I (sentido anti-horário) - ônibus procedentes da rua Marechal Hermes, dobram à direita na rua Deputado Mário de Barros e seguem em direção ao Pilarzinho pela rua Carlos Pioli;

Linha Direta Inter 2 (sentido horário) - Coletivos procedentes da rua Doutor Roberto Barrozo desviam, dobrando à esquerda, pela rua Mateus Leme, seguindo depois pela rua Deputado Mário de Barros;

Linha Direta Inter 2 (sentido anti-horário) - a partir da rua Campos Sales, desvio pelas ruas Deputado Mário de Barros, Carlos Pioli e Nilo Peçanha, retomando o caminho normal pela rua Lysimaco Ferreira da Costa;.

Linha Direta Boqueirão / Centro Cívico - em direção ao Boqueirão, partindo das imediações do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico, os ônibus deixam rua Marechal Hermes e desviam pelas ruas Deputado Mário de Barros, Alberto Bolliger, Barão de Guarauna, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral e Conselheiro Araújo, retomando o itinerário normal pela rua Tibagi.

Em direção ao Centro Cívico, a partir da rua Luiz Leão, desvio pelas ruas Ari Queiroz, da Glória, Comendador Fontana, Nicolau Maeder, Augusto Severo e Deputado Mário de Barros, seguindo até o ponto final pela rua Marechal Hermes.

Linha Direta Faezndinha / Tamandaré - no sentido Fazendinha, a partir da rua Tomazina, desvio pela avenida Anita Garibaldi e ruas Campos Sales, Deputado Mário de Barros, Barão de Guaraúna, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral e Conselheiro Araújo.
No sentido de Almirante Tamandaré, a partir da rua Heitor Stockler de França, desvios pelas ruas Ari Queiroz, da Glória, Comendador Fontana, Nicolau Maeder, Guarda-Mor Lustosa, Deputado Joaquim José, Doutor Manoel Pedro, avenida Anita Garibaldi e rua Tomazina.

Linha Direta Barreirinha / São José - em direção a São José dos Pinhais, a partir da rua Campos Sales, desvio pelas ruas Alberto Bolliger, Barão de Guaraúna, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral e Conselheiro Araújo, retomando o trajeto pela rua Luiz Leão.
No sentido Barreirinha, a partir da rua Heitor Stockler de França, desvios pelas ruas Ari Queiroz, da Glória, Comendador Fontana, Nicolau Maeder e Augusto Severo, até retomar o trajeto pela rua Alberto Bolliger.

Linha Direta Aeroporto - excepcionalmente, das 16h às 20h, por causa da procissão, a linha será segmentada na altura do Teatro Guaíra, com retorno para o Aeroporto Afonso Pena no tubo do Largo Bittencourt,

Linha Direta Colombo / CIC - rumo a Colombo, a partir da praça Dezenove de Dezembro, desvio pelas ruas Heitor Stockler de França e da Glória, retomando o caminho pela rua Comendador Fontana. Em direção à CIC, a partir da rua Campos Sles, desvio pela rua Mauá, avenida João Gualberto, ruas Presidente Faria e Marechal Deodoro, retomando o itinerário normal pela rua Desembargador Westphalen.

Linha Turismo - durante toda a quinta-feira (3), e por causa da procissão entre a Catedral Basílica e o Palácio Iguaçu, a ser realizada no período da tarde, os ônibus da Linha Turismo, a partir da rua Presidente Faria, na altura do Passeio Público circula pela canaleta do ônibus expresso, pela avenida João Gualberto, e desvia ainda pelas ruas Mauá, Nicolau Maeder, Augusto Severo e Marechal Hemes, seguindo então o itinerário normal. No centro da cidade, ao descer a alameda Doutor Muricy, faz um pequeno desvio pela rua Cândido Lopes e segue pela rua Ébano Pereira.

Linha Direta Santa Cândida / Pinheirinho - a partir da rua Campos Sales, em direção ao Pinheirinho, desvio pelas ruas Alberto Bolliger, Barão de Guaraúna, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral e Conselheiro Araújo.


Confira endereços onde haverá outras procissões com mudanças temporárias no trânsito e no transporte

Paróquia Orleans - das 9h às 10h, os fiéis participam da procissão que contorna o Cemitério Paroquial de Orleans. A saída é no encontro da rua Professor João Falarz com a BR-277 (Curitiba/Ponta Grossa), contorna o cemitério e termina no final da rua Monsenhor Boleslau Falarz.

Paróquia Santíssimo Sacramento (Água Verde) - das 10h45 às 11h45 de quinta-feira, a procissão si da igreja que fica na esquina da avenida Iguaçu e rua Leôncio Correia, e segue pelas ruas Professor Octávio da Silveira, Herculano Carlos de Souza, avenida Silva Jardim e rua Cândido avier, retornando à igreja pela avenida Iguaçu.

A passagem de veículos que circulam pelas ruas transversais será bloqueada por agentes da Diretran e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), apenas durante a passagem dos fiéis.

Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão - Durante apenas 30 minutos, das 11h `s 11h30, o deslocamento de fiéis, pela rua João Bettega, começa a alguns metros do cruzamento com a rua Doutor Lauro Wolff Valente, até a praça Padre João Bagozzi, que fica na esquina da rua João Bettega com a avenida República Argentina.

Paróquia Santa Quitéria - a procissão começa às 19h, em frente à igreja que fica na rua Professor Fábio de Souza, e segue, formando um quadrilátero, pelas ruas Divina Providência, Coronel Airton Plaisant e Brazílio Ovídio da Costa, retornando ao ponto inicial.

Paróquia São José de Vila Oficinas (Cajuru) - Serão bloqueadas todas as ruas que serão percorridas pelos fiéis, a partir às 10h30, saindo da igreja na rua Raul de Oliveira e seguindo até o Seminário Maior dos Padres Paolotinos, na rua São Vicente. O bloqueio será das 5h às 12h, para que parte das vias sejam decoradas com os tapetes com temas religiosos.

A orientação será dada aos motoristas tanto pelos agentes da Diretran, como do BPTran, e os cruzamentos serão bloqueados apenas durante a passagem dos fiéis no trajeto pré-definido. Não há modificação de percurso de nenhuma linha de ônibus na região.

Esse percurso começa na rua Raul de Oliveira, segue pelas ruas Manoel Claro Alves, Carlos de Moraes, Antônio de Oliveira, Delmiro dos Santos, Orias Ricardo, Domenico Tonatto, Engenheiro Benjamim de Moura, Raymundo Nina Rodrigues, Miguel Caluf, Professora Olga Balster, João Crysóstomo da Rosa, Afonso de Moraes, Rubens Padilha Mendes, com chegada no seminário da rua São Vicente.

Paróquia Umbará - O trajeto da procissão é pequeno, mas o bloqueio das ruas vai das 4h às 12h, para a decoração do tradicional tapete. Os fiéis, durante a manhã, saem da igreja que fica na esquina das ruas Luiz Nichele e Angélica Negrello de Conto, seguem pela rua Nicola Pelanda e retornam ao ponto inicial pela Luiz Nichele.

O evento, porém, bloqueia a rua Nicola Pelanda nos cruzamentos com as ruas Bortolo Pelanda e Ângelo Burbello, onde estarão agentes da Diretran. Veículos procedentes da rua Bortolo Pelanda devem seguir em frente pela mesma rua, a partir da Nicola Pelanda, desviando ainda pelas ruas Deputado Pinheiro Júnior e Eduardo Pinto da Rocha, chegando à rua Nicola Pelanda.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.