Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 7 de Junho de 2011

Safári dos Sentidos une meio ambiente e inclusão social

No Dia Mundial do Meio Ambiente, neste domingo 5 de junho, o prefeito Luciano Ducci abriu a exposição Safári dos Sentidos, no Museu Botânico de Curitiba, no Jardim Botânico. A exposição é direcionada aos deficientes visuais, mas todos podem visitá-la e conhecer mais sobre a fauna e flora brasileiras.

A visitação tem entrada grátis e segue até o dia 3 de julho, das 9h às 17h. “Achei fantástica a exposição. A partir de amanhã, quando começarem as visitações das escolas, a criançada vai adorar poder tocar nos bichos”, disse o prefeito Luciano Ducci.

O pequeno Bernardo comemorou o aniversário de 2 anos visitando a exposição. “Ficou muito bonita a exposição, meu filho adorou. Hoje é aniversário dele e viemos comemorar aqui”, disse Cassiana Bolfe, moradora do Guabirotuba e mãe do Bernardo. “Parabéns, muita saúde, felicidades e aproveitem bem a exposição”, disse Luciano Ducci.

A exposição foi organizada pelas secretarias municipais do Meio Ambiente e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e mostra animais taxidermizados (empalhados) do acervo do Museu de História Natural.

Dos animais expostos, 16 podem ser tocados pelos visitantes, para percepção de tamanho, pelagem, formato e outras características. Foram selecionados para a exposição espécies como onça-pintada, jacaré-do-papo-amarelo, lobo-guará, coruja, cachorro-do-mato, tamanduá-mirim, entre outros.

“Ações como essa demonstram o respeito que a Prefeitura tem com as pessoas com deficiência. Estamos dando a oportunidade aos cegos de poderem sentir e ter conhecimento sobre como são os animais aqui expostos”, disse o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Vaz Brito.

Karina Pessoa Pettres Gouvea, de 32 anos, adorou caminhar pelo Safári dos Sentidos. “Gostei de tudo. Sou artista plástica de natureza e aqui tenho inspiração para fazer minhas telas”, contou. Luciano Ducci ouviu elogios das pessoas que visitaram a exposição. “Outros governos e prefeituras deveriam seguir o exemplo de Curitiba e investir em exposições assim”, disse Roseli Silva de Oliveira, moradora de Indaiatuba (SP).

“Estamos proporcionando que pessoas com deficiência visual tenham conhecimento sobre o meio ambiente”, disse a secretária do Meio Ambiente, Marilza de Oliveira Dias.

Os animais expostos têm placas de identificação com nome, alimentação, hábitos e curiosidades. As informações também estarão em braile. Algumas espécies, como a onça, têm sonorização para que os deficientes visuais possam perceber todos os detalhes do animal.
 

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.