Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 5 de Julho de 2011

Inaugurada nova trincheira em São José dos Pinhais

O governador Beto Richa inaugurou e abriu ao tráfego no dia 04 de julho a trincheira Ministro Affonso Camargo, no cruzamento das avenidas Comendador Franco (das Torres) com Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A obra traz mais segurança e fluidez ao sistema viário na ligação entre Curitiba e os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pela rodovia BR-376. Também melhora o acesso ao aeroporto de São José dos Pinhais e facilita o acesso à BR-277, para o Litoral do Estado.

“É uma obra que trará muitos benefícios a milhares de pessoas que passam diariamente por este trecho em São José dos Pinhais”, disse Richa. O governador destacou também que o nome da trincheira representa uma justa homenagem a Affonso Alves de Camargo Neto, ex-ministro dos Transportes e senador, que era engenheiro civil e faleceu em março deste ano.

Richa disse que a nova trincheira é uma demonstração de que o Paraná está preocupado com a melhoria da infraestrutura e que o estado possui um amplo programa de obras, que vão levar desenvolvimento econômico e social a todas as regiões. “Começamos o governo recompondo as finanças, mas ao mesmo tempo estamos agindo em todas as áreas. Criamos um programa habitacional ambicioso, para construir 27.500 moradias, contratamos profissionais de saúde para hospitais e começamos uma transformação vigorosa no Estado em parceria com prefeitos, com o governo federal e as bancadas estadual e federal”, disse.

INTEGRAÇÃO — A nova trincheira é uma obra do Programa de Integração do Transporte (PIT), com investimento de R$ 12,5 milhões, desenvolvida em parceria entre o Governo do Paraná, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e a prefeitura de São José dos Pinhais, que ficou responsável pelas desapropriações. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiou 65% dos recursos.

Para o coordenador da Comec, Rui Hara, esta trincheira é uma reivindicação antiga da população de São José dos Pinhais, que sofria com os congestionamentos pois neste local passam 50 mil veículos e ocorriam congestionamentos em certos horários. “Com a eliminação dos dois sinaleiros, o trânsito vai fluir com maior rapidez, além de dar maior segurança para os motoristas”.

O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, afirmou que a trincheira é um importante fator de desenvolvimento e integração, por melhorar a ligação entre o centro do município e as regiões dos bairros do Guatupê, Borda do Campo e Afonso Pena. “Junto com a trincheira construímos uma ponte sobre o rio Ressaca, para garantir o fluxo viário e melhorar a integração entre as duas regiões, e fizemos outras obras do sistema viário municipal”, disse Rodrigues.

Participaram do evento os deputados federais Luiz Carlos Setim e Leopoldo Meyer e o deputado estadual Francisco Buhrer. Setim destacou que a trincheira deve ser a principal obra do corredor metropolitano, que vai integrar sete municípios da RMC, facilitando a ligação de São José dos Pinhais com Piraquara, Colombo e Almirante Tamandaré, ao Norte, e com Fazenda Rio Grande, ao Sul. “Obras como esta são cada vez mais necessárias para dar suporte ao aumento da frota de veículos na região de Curitiba”, disse Setim, que apresentou emendas ao orçamento federal para outros viadutos e trincheiras na BR-376.

O tenente coronel Fabio Mariano de Oliveira, comandante do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, responsável pelo atendimento em São José dos Pinhais e RMC, destacou a importância da nova trincheira para melhorar o tempo de atendimento a ocorrências entre os postos Afonso Pena e Centro. Segundo ele, principalmente nos horários de pico, por volta das 18 horas, havia um grande gargalo nesse ponto da cidade. “Devemos baixar de seis minutos para três minutos, em média, o tempo de resposta para atender cada ocorrência entre essas áreas. Isso vai salvar muitas vidas e facilitar o atendimento operacional tanto para Bombeiros quando para a Polícia Militar”, afirmou o comandante.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.