Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 2 de Junho de 2010

Beneficiários do Bolsa Família capacitados para a construção civil

Primeiras turmas do Plano Setorial de Qualificação da Construção Civil (Planseq) receberam o certificado de conclusão do curso nesta terça-feira (1).

As primeiras turmas do Plano Setorial de Qualificação da Construção Civil (Planseq), receberam o certificado de conclusão dos cursos de eletricista e almoxarife na tarde desta terça-feira (1).
 
O Planseq é um convênio assinado pela Prefeitura de Curitiba e o Ministério do Trabalho, que capacita pessoas beneficiárias do Bolsa Família para a construção civil.

Ao todo, 80 pessoas participaram das aulas, que foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os cursos foram gratuitos. Para participar a pessoa precisava ser beneficiária do programa Bolsa Família ou estar declarada como dependente.

O secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense, afirmou que a prefeitura tentará prorrogar o convênio com o governo federal até dezembro, para abrir novos cursos do Planseq. "Nós temos em Curitiba aproximadamente 39 mil famílias ligadas ao Bolsa Família e nos preocupamos em qualificar essas pessoas para o mercado de trabalho", disse.

As duas primeiras turmas do Planseq tiveram o predomínio de inscrições femininas. "Isso é uma grande novidade. O setor da construção civil precisa se preparar para essa mudança. Mulheres estão se qualificando cada vez mais para entrar no mercado de trabalho neste setor", afirmou Bracarense.

O secretário afirmou que o principal objetivo do Planseq é dar qualificação e ajudar as pessoas para não precisar do Bolsa Família. "A capacitação para o trabalho é um benefício permanente", definiu. Bracarense lembrou da importância que teve a Fundação de Ação Social (FAS) para mobilizar as pessoas nos bairros a participarem dos cursos do Planseq.

Novos conhecimentos - Para o professor Sidnei Lima, que deu aulas para o curso de almoxarife no Senai, todos os alunos mostraram um grande comprometimento durante as aulas. "A resposta deles foi muito positiva. Se interessaram e fizeram um grande esforço para concluir o curso", disse.

Rômulo Paulo Santos, morador do Uberaba, fez o curso de eletricista e está confiante em conseguir um emprego. "Antes eu fazia uns ?bicos?. Tinha uma pequena noção de elétrica. Agora fiquei especialista. Valeu a pena e vou continuar nessa área. Com o certificado de conclusão do curso do Senai aumentam as chances de arrumar um trabalho", afirmou. Os alunos foram divididos em três turmas de eletricistas e três de almoxarife. Os cursos tiveram 200 horas aula.

Zilda Aparecida dos Santos foi pegar o diploma do filho, Ricardo Noboro Kojimoto. O jovem de 19 anos não compareceu a entrega do certificado porque começou a trabalhar nesta terça-feira. "Ele conseguiu o emprego por causa do curso que fez", contou Zilda. Kojimoto fez o curso de almoxarife e conseguiu uma vaga de emprego em uma empresa de peças automotivas no bairro Hauer.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.