Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 29 de Julho de 2011

Curitiba Olímpica vai promover alto rendimento

Em 2011 a Prefeitura de Curitiba iniciou o projeto piloto do programa Curitiba Olímpica, na Regional Matriz. O programa visa trabalhar o desenvolvimento de novos atletas locais, desde a sua introdução ao esporte até treinos especializados para prepará-los para a prática de esportes de rendimento. “Nossa meta é valorizar o talento de Curitiba e mantê-lo aqui. Nossa cidade é referência e será vitrine como sede dos jogos na Copa do Mundo, assim como o Brasil no mundial de futebol e nas Olimpíadas de 2016. O apoio ao esporte, com a aplicação e criação de novos projetos, é uma prioridade para o desenvolvimento da juventude e de novos atletas”, afirmou o prefeito Luciano Ducci.

O projeto Curitiba Olímpica será levado às nove regionais, trabalhando diversos esportes olímpicos e paraolímpicos, no objetivo de revelar novos talentos para as Olimpíadas de 2016 e 2020.

Neste ano também foi dado início ao projeto Curitiba: Cidade do Skate, que irá promover aulas gratuitas de skate nos Centros de Esporte e Lazer e pistas de skates da Prefeitura e contará com o apoio de diversos skatistas curitibanos.

O projeto também prevê a realização do torneio “Curitiba Skate Tour”, que será dividido em quatro etapas e reunirá participantes do projeto de todas as regionais para uma competição de manobras.

Lei de Incentivo – Além das atividades continuadas, a Prefeitura de Curitiba também conta com a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, que desde sua promulgação, em 2002, já beneficiou 4.577 atletas e projetos de diversas modalidades esportivas. A faixa etária também é bastante diversificada, no objetivo de beneficiar atletas de todas as categorias existentes em cada esporte. Atualmente a Lei de Incentivo ao Esporte beneficia atletas de 35 modalidades esportivas diferentes, inclusive de esportes mais segmentados como fisiculturismo, tênis de mesa, badminton, esgrima e street luge.

São aproximadamente R$ 827 mil distribuídos entre os 352 projetos aprovados, nos quais se destacam os 267 projetos de atletas de alto rendimento, com o judô sendo a modalidade esportiva com maior número de inscrições (45), seguido do triatlhon (25) e natação (24).

Também foram contemplados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 31 projetos de iniciação esportiva apresentados por entidades, 12 projetos de educação ligados ao esporte e 42 projetos de paratletas. O número de aprovação de projetos para o segundo de semestre de 2011 foram superiores aos do primeiro, que contabilizou 345 projetos aprovados.

“Há oito anos, quando apresentei um projeto e fui aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte, é que realmente comecei a me desenvolver como atleta”, disse o paratleta Sérgio Vida, de 45 anos, que este ano sagrou-se campeão mundial de tiro na modalidade Pistola 25m em Fort Benning (USA). “Agradeço muito todo o apoio que recebi da Prefeitura, que me ajudou muito para conquistar este título”.

Competições e torneios - A Prefeitura também promove e apóia diversas ações esportivas em toda a cidade, que visam estimular a prática de diversas modalidades esportivas. Um dos principais destaques deste ano foi a ampliação do calendário de corridas de rua de Curitiba, que passou a contar com circuitos novos e renomados como o Fila Night Run, Circuito das Estações Adidas e a primeira Meia Maratona de Curitiba, que contou com 3.500 atletas.

“Nossa principal meta durante a formulação do calendário de corridas foi adicionar circuitos renomados e com trajetos de curta e longa duração, no objetivo de permitir que atletas profissionais e amadores pudessem participar de diferentes circuitos, estimulando a adesão as corridas de rua e a prática do esporte”, disse Marcello Richa.

Além isso, novas parcerias e convênios permitiram trazer, pela primeira vez para Curitiba, o Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil e a Copa das Federações de Tênis, que contaram com o recorde de inscrições da competição. Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Federação Paranaense de Xadrez, também foi criado o Desafio Xeque-Mate de Xadrez.

Também este ano já foram realizados os jogos de duas categorias das Olimpíadas Escolares, que contaram com a participação de aproximadamente 2.433 alunos de 50 escolas de Curitiba e Região Metropolitana. A última etapa, de 11 a 13 anos, acontecerá em setembro.

No mês de agosto acontece os Jogos Municipais Femininos, que contaram com recorde de inscrições. São mais de 1.100 atletas disputando seis modalidades esportivas (atletismo, basquete, futsal, handebol, peteca e voleibol), divididas em duas categorias: adulto (16 aos 35 anos) e master (35 anos em diante).

Além disso, a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude também promove ao longo do ano o Festival Paradesporto, com jogos adaptados de boccia, Golfe-7 e futsal. Para o segundo semestre, acontecerão os Jogos da Integração e Inclusão, que terão onze modalidades esportivas adaptadas para pessoa com deficiência e contará com atletas de cerca de trinta escolas de educação especial de Curitiba.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.