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Sexta, 2 de Setembro de 2011

Caminhões flagrados na Linha Verde serão multados a partir de segunda-feira

Começou a valer nesta quinta-feira (1) a restrição ao tráfego de caminhões no trecho da Linha Verde entre os bairros Pinheirinho e Atuba, em Curitiba. Mesmo assim, pela manhã e no início da noite alguns caminhões não respeitaram a medida e utilizaram a Linha Verde durante o período de restrição. Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) orientaram os motoristas, mas as multas só passarão a ser aplicadas a partir de segunda-feira (5).

Nos dias úteis, os veículos com capacidade de carga acima de sete toneladas e comprimento maior do que sete metros, não podem usar o trecho das 7h às 10h e das 17h às 20h e nos horários permitidos precisam trafegar pela faixa da direita. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), a restrição é válida entre a Rua Nicola Pelanda e a Estrada da Graciosa, para os veículos que seguem no sentido Norte (São Paulo), e entre a Estrada da Ribeira e a Rua João Chede, para os que trafegam no sentido Sul

Segundo a Urbs, foram distribuídos cem mil folhetos em postos, locais de carga e descarga e praças de pedágio para orientar os motoristas sobre a mudança. Além disso, estão sendo implantadas placas de sinalização ao longo de todo o trecho, além das ruas do entorno e acesso das rodovias. Não há um balanço de quantos motoristas foram orientados na manhã desta quinta-feira.

Com a medida, a Urbs espera que a fluidez no trânsito da região melhore nos horários de pico. De acordo com a Urbs, o tráfego de caminhões representa 25% do total de veículos que passam pela Linha Verde e eles estão envolvidos em 35% dos acidentes que ocorrem na Linha Verde. A restrição ao tráfego de caminhões também atinge outras 38 ruas da região, que compõem a Zona de Tráfego. Descumprir a determinação é considerada infração média que, a partir de segunda-feira, implicará em multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de motorista.

No entendimento da Urbs, apesar de a Linha Verde ter sido construída no trecho urbano da BR-116, a via não é uma rodovia revitalizada, mas sim uma avenida urbana que abriga um eixo de transporte. Para os veículos que não precisam passar pela avenida ou entrar em Curitiba, a alternativa é usar os contornos que existem nas rodovias e foram criados com o propósito de desviar o fluxo de caminhões.

Implantação

A data para a implantação da restrição ao tráfego chegou a ser adiada em outras duas ocasiões. Inicialmente, a restrição começaria em março, mas empresas do setor de cargas argumentaram que precisariam de mais tempo para se adequar às exigências. A medida, então, passaria a valer em agosto, mas foi prorrogada até setembro. Em agosto, uma reunião entre o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), e representantes do setor, definiu os horários restritos e a data em que a medida entra em vigor.

Zona Central

Desde 1997, Curitiba restringe o tráfego de caminhões no centro da cidade. Um decreto municipal estabelece horários específicos para carga e descarga, de acordo com a capacidade de carga e comprimento do veículo. Veículos com mais de sete toneladas só podem descarregar entre 19h30 e 8h30 nos dias de semana e entre 13h de sábado e 8h30 de segunda-feira. Entre sete e 14 toneladas o horário é mais restrito: das 19h30 às 7h30 nos dias de semana e das 13h de sábado às 7h30 de segunda-feira. A circulação de caminhões com mais de sete toneladas de carga é proibida em toda a área central nos horários entre 9h e 19h30 nos dias de semana e entre 9h30 e 13h de sábado.

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