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Quinta, 10 de Junho de 2010

Avaliações apontam crescimento no desempenho de alunos municipais

Os estudantes do segundo ano do ensino fundamental deram um salto positivo no desempenho escolar nos últimos três anos. Dados preliminares da Secretaria Municipal da Educação, a partir dos resultados da avaliação de língua portuguesa, apontam aumento geral de 2 para 4 nos níveis de alfabetização do grupo, no período de 2008 a 2010. A escala dos níveis varia de 1 a 5, sendo 5 o índice máximo de aproveitamento (veja tabela ao final).

Além da média geral, também aumentou o número de estudantes que chegou ao índice máximo na avaliação. Mais de um terço dos alunos tiraram nota máxima. De um total de 16.135 estudantes, 36% alcançaram o nível 5, sendo que destas crianças, 2.234 (14%) gabaritaram as provas, com acerto total das questões. "O levantamento mostrou que os estudantes estão chegando no início do segundo ano com melhores condições de alfabetização e letramento", diz a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

Para Eleonora, o avanço nos níveis reflete a qualidade dos trabalhos que passaram a ser desenvolvidos nas escolas depois que o município adotou o processo de avaliações de aprendizagens na rede. "É um reflexo do excelente trabalho que está sendo feito pelas equipes de ensino que buscam nas avaliações subsídios para intervir de forma mais eficaz no processo de ensino e aprendizagem", disse Eleonora.

A compreensão dos professores sobre a importância de fazer um diagnóstico do ensino municipal foi apontado por Eleonora como outro fator para a melhoria dos níveis de aprendizagem. "As equipes do ensino compreenderam este esforço e integraram-se a este processo que é inovador, trabalhoso, mas muito rico em possibilidades para o crescimento de toda a rede", disse Eleonora. 

Oficinas ? Os dados sobre o desempenho dos estudantes do segundo ano são referentes à Provinha Brasil, aplicada em abril para 16.135 estudantes, e foram os primeiros tabulados pelo Departamento de Informações da Secretaria Municipal da Educação. Os dados estão sendo apresentados neste mês para as pedagogas das escolas em oficinas que acontecem no Centro de Capacitação Profissional.

Os resultados foram compilados na Planilha de Registro dos Instrumentos de Avaliações que permitem a leitura e análise de resultados a partir de gráficos, tabelas e filtros de informação. Os elementos permitem aos pedagogos e professores verificar desde o desempenho individual de cada aluno, conhecendo os caminhos que levaram aos acertos ou aos erros em cada uma das questões compreendidas na avaliação, até o resultado geral, de todas as escolas.

"Esta é uma avaliação de rede e não apenas do aluno ou do trabalho do professor. Mais do que chegarmos a um índice, buscamos comparar resultados no início e no fim de cada ano para identificarmos o conhecimento que o aluno já possui", diz a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Nara Salamunes. 

Segundo Nara, as avaliações dão sequência ao planejamento das escolas. "Servem para levantamos alternativas de ensino adequadas à progressão contínua das aprendizagens", diz Nara.

Na seqüência serão apresentados os resultados consolidados das avaliações das disciplinas de matemática, ciências, história, geografia e inglês aplicadas em 176 escolas da rede, para todas as turmas do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.

As avaliações da rede ampliam para outras áreas do conhecimento o monitoramento iniciado pelo Ministério da Educação.  A exemplo da Provinha Brasil, as avaliações da rede acontecem em duas etapas, para garantir um monitoramento efetivo dos processos de aprendizagem. Servem como referência para o professor construir uma visão global do trabalho educativo. Com as duas amostragens no mesmo ano, é possível a articulação conjunta para novas estratégias de ensino.

"Acredito que as avaliações dentro deste modelo nos oferecem um ponto de partida", disse a pedagoga da Escola Municipal Nivaldo Braga, Cláudia Gregório. Durante a oficina onde conheceu os resultados dos alunos da escola em que atua, Claudia ressaltou a importância de instrumentos de avaliação. "Os alunos nos mostram o que eles já dominam e o que precisa ser trabalhado ou reforçado", diz Cláudia.

Na avaliação da pedagoga, mesmo conteúdos ainda não trabalhados em sala de aula, mas apresentados nas provas permitem a avaliação de como iniciar uma nova abordagem. "É uma forma eficiente de perceber o que o aluno deu conta ou não. Qual é o repertório que eles trazem até chegar onde estão e quais são os caminhos que devemos percorrer a partir daí", diz Claudia.

Para a pedagoga da Escola Municipal Jardim Europa, Sandra Villar, a organização dos resultados em planilhas colaboram para uma reflexão mais ampla do professor. "A filtragem das informações facilita na identificação das defasagens e por outro lado nos apontam os avanços já conquistados. Servem como uma provocação positiva para as escolas se reorganizarem", disse Sandra.

As oficinas para apresentação dos resultados para as pedagogas das escolas têm o objetivo de orientá-las na leitura das planilhas e prepará-las para replicarem as informações nas escolas. A idéia é que todos os profissionais do ensino das escolas possam refletir, reavaliar e elaborar estratégias de ensino nas salas de aula. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade do ensino.

Neste ano, as avaliações foram aplicadas a aproximadamente cem mil estudantes do ensino fundamental e da educação de Jovens e Adultos. A partir do dia 14 de junho, a Secretaria Municipal da Educação promoverá nos núcleos regionais seminários de avaliação de rendimento escolar.

Acompanhe a evolução dos estudantes do segunda ano na Provinha Brasil

Ano     Nível da rede    % de alunos no nível 5    % dos que gabaritaram
2008    2                     17,5%                           8%
2009    3                     15%                              7%
2010    4                     36%                              14%

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