Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 11 de Junho de 2010

Concurso escolar vai premiar melhor narrativa histórica sobre Curitiba

A Prefeitura de Curitiba em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR) promoverá o concurso "A Construção da Identidade Curitibana: origem e historio do município". A ação envolverá 38 mil estudantes municipais, de turmas de 4ª e 5ª séries, na elaboração de narrativas históricas sobre a cidade. O lançamento do concurso aconteceu na tarde desta sexta-feira (11) no Centro de Capacitação Profissional da Secretaria Municipal da Educação.
 
O concurso é mais uma das ações da Secretaria Municipal da Educação para fortalecer o ensino da história. "É uma parceria que possibilitará às escolas discutirem mais profundamente o processo de história. Conhecer o passado é uma forma de preparar o futuro", disse a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.
 
Os melhores trabalhos serão premiados em novembro. As narrativas históricas criadas pelas crianças deverão ser baseadas em evidências do passado. Para auxiliar e incentivar as produções os professores trabalharão durante as aulas com pesquisas, documentos históricos e fotografias atuais e antigas.
 
Durante o lançamento do concurso, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Ernani Costa Straube colocou à disposição dos professores a biblioteca e equipes do Instituto. "Precisamos saber o que as crianças pensam sobre a identidade de seu povo, de sua cidade", disse Ernani ressaltando a importância da parceria com o município.
 
A idéia para o trabalho em conjunto está atrelada a um concurso de contos promovido pelo HGPR no estado para celebrar o cinqüenta anos de fundação de 54 municípios paranaenses que foram criados de uma só vez, em julho de 1960. O trabalho de resgate da história de cada um deles fez com que o instituto busca-se a colaboração da Secretaria Municipal da Educação por meio de uma consultoria feita pela doutora em história Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd.

"Vimos a possibilidade de levarmos para nossas escolas a proposta de aprofundamento da nossa história", explica a diretora  do departamento de ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Nara Salamunes.

Nara considera o concurso uma oportunidade de fortalecer a identidade de Curitiba e relacioná-la com a história do país. "Vamos mobilizar as crianças para uma discussão mais aprofundada da realidade que as cerca de forma dinâmica e interativa", disse Nara.
 
Nas salas de aula o trabalho de elaboração das narrativas começa em julho. Acompanharam o lançamento do concurso o diretor Cultural do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, General José Chuquer Rodrigues, o vereador Jair Cezar e o deputado federal, Gustavo Fruet.

Após o lançamento os professores assistiram a palestra Narrativa Histórica: Uma Maneira de Ensinar e Aprender História, feita pela professora Rosi Gevaerd.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.