Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 21 de Abril de 2010

Blitz orienta motoristas sobre uso obrigatório da cadeirinha

Motoristas que passaram nesta terça-feira (20) pela avenida Nossa Senhora da Luz, nas proximidades da praça das Nações, foram abordados por agentes de trânsito para orientação sobre o transporte seguro de crianças. Foi durante blitz educativa feita em conjunto pela Diretran, BPTran e Detran/PR.

Reforçar a orientação aos motoristas foi uma determinação do prefeito Luciano Ducci. "Não se trata apenas de respeitar a lei. O motorista deve colocar a segurança de seus filhos acima de tudo", afirma o prefeito.

A orientação foi sobre o uso obrigatório de cadeirinhas, assentos de elevação e cinto de segurança para crianças. A partir de 9 de junho, de acordo com a Resolução 277/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o motorista infrator levará multa de R$ 191,54 e o veículo poderá ser retido. A infração é gravíssima, com a perda de sete pontos na carteira de habilitação.

"O uso desses equipamentos, que incluem desde bebês-conforto, cadeirinhas até assentos de elevação, devem ser instalados no banco traseiro, atendendo aos respectivos pesos e idades das crianças", explica a diretora de Trânsito da Urbs - Urbanização de Curitiba S/A, Rosângela Battistella.

A publicitária Cátia Talles, que sofreu nesta segunda-feira (19) um acidente grave na região do Bairro Alto - mas nada sofreu porque usava corretamente o cinto de segurança - aprendeu a colocar corretamente o filho de nove anos sentado no banco traseiro, preso pelo cinto de três pontos.

Cátia, mãe de quatro filhos, foi orientada para usar o cinto de segurança central, abdominal, por causa da pequena estatura do filho, para evitar estrangulamento em caso de acidente ou frenagem brusca.

"Campanhas e abordagens como essas, feitas regularmente, são fundamentais para que a população siga o que determina a legislação de trânsito e esteja consciente na hora de colocar o veículo nas ruas ou estradas", disse Cátia. A opinião é compartilhada pela comerciante Dora Schulemann, que passou pela b litz transportando de forma correta a filha de sete anos, equipado com assento de elevação.

A coordenadora da Unidade de Educação e Mobilidade da Urbs, Maura Moro, que acompanhou a abordagem educativo, lembra que os acidentes de trânsito são a principal causa externa de morte e hospitalização de crianças. "Quem cumpre as determinações do Contran evita sofrimentos e sequelas em crianças", disse.

Crianças com até um ano de idade, segundo determina o Contran, devem ser conduzidas acomodadas no bebê conforto ou conversível. As com idade entre um e quatro anos serão transportadas em cadeirinhas. De quatro anos a sete anos e seis meses, em assentos de elevação.

Prevenção - Abordagens educativas como a desta terça-feira, segundo Rosângela Battistella, serão realizadas com regularidade para maior segurança de quem dirige e para garantir também maior fluidez no tráfego.

Os equipamentos de segurança para transporte de crianças devem estar regulamentados pelo Contran e trazer o selo de homologação do Inmetro.

 

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.