Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 26 de Julho de 2010

Incubadoras preparam empresas para o mercado de negócios

A Prefeitura de Curitiba, através do programa Incubadoras Empresariais, da Agência Curitiba, atende atualmente 32 empresas em quatro barracões em diferentes regiões da cidade. Cada barracão é dividido em 10 módulos, de 63 m² cada. 

Desde que foi criado, o programa, destinado a empresas do setor da indústria de transformação e segmentos de serviços, já incubou 110 empresas. Atualmente, a Agência Curitiba passa por um processo de otimização dos espaços, investindo na melhoria do atendimento e das consultorias aos permissionários.

"A cidade estimula a geração de empregos por meio do empreendedorismo, o que movimenta a economia local de forma sustentável, reafirmando a posição de Curitiba como uma cidade mais competitivas do mundo", afirma o prefeito Luciano Ducci.

O programa de incubadoras oferece espaço físico, capacitação, assessoria e consultoria individualizada, durante 12 meses - com possibilidade da renovação de permissão de uso por mais até 12 meses, dependendo do nível de maturidade da empresa incubada.

"A Agência cuida de todas as fases de promoção do desenvolvimento econômico local, desde a capacitação do empreendedor, despertando o interesse do cidadão até o acompanhamento das empresas nos primeiros anos, fortalecendo cada uma antes de enfrentar o mercado de negócios. O conceito das Incubadoras Empresariais é criar, fortalecer e desenvolver", destaca Juraci Barbosa Sobrinho, diretor-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Um exemplo de empresa que iniciou no programa como incubada no barracão do bairro Fazendinha é a Tecnind - tecnologia industrial, de peças, máquinas e dispositivos especiais, ferramentas, usinagem e automação.

O empresário e engenheiro industrial, José Henrique Riffel, dono da empresa, ressalta que agora está no momento de desmembrar seu negócio do programa das incubadoras e entrar no mercado. "Está na hora de aplicar todo o aprendizado adquirido durante o processo de incubação. Prefiro ser empresário e empreendedor a ser empregado", destaca Riffel.

José Henrique, formado na UFPR desde 1997, iniciou a carreira na Bosh como estagiário. Apesar de passar longos anos da carreira profissional como empregado em grandes empresas, decidiu dar uma chance para seu lado empreendedor e participar do programa Incubadoras Empresariais.

"Saber a profissão é uma coisa, gerenciar é outra. Hoje, depois de toda a experiência que tive aqui, posso colocar em prática a ideia da minha empresa depois de mais de dez anos na área da automação. Hoje consigo gerenciar e atender à demanda do mercado com um perfil de empreendedor", afirma o engenheiro.

Atualmente, a empresa de José Henrique Riffel está em plena expansão sustentável, como ele diz. Atende a empresas do setor de equipamentos farmacêuticos, acessórios de móveis e ferragens e o setor eletro eletrônico com análise e elaboração de projetos além de fabricação de equipamentos.

"Se eu não tivesse vindo para o programa, seria muito arriscado entrar no mercado só com a experiência profissional; sem nenhuma noção de gestão empresarial. Foi fundamental para amadurecer o sonho de ter meu próprio negócio. Aqui temos uma estrutura adequada, consultoria que nos auxilia em todo o processo de elaboração da empresa. Hoje estou seguro quanto à gestão e planejamento da minha empresa. Consigo fazer o investimento que minha empresa precisa", afirma Riffel.

A próxima fase é entrar no mercado num estabelecimento da própria empresa, aumentar a capacidade produtiva e contratar mais profissionais. "É preciso muito planejamento e entender o negócio. É a receita de sucesso para qualquer empresário", finaliza o empresário. Além dos benefícios mencionados, os incubados recebem ainda apoio em design, noções de comércio exterior e orientação sobre captação de crédito e financiamento, entre outros, para contribuir com a expansão dos seus negócios.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.