Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 10 de Agosto de 2010

Luciano Ducci entrega casas a famílias que moravam na margem do rio Barigui

O prefeito Luciano Ducci entregou nesta terça-feira (10) casas para 30 famílias que viviam na margem do rio Barigui, nas Vilas Bom Menino e Sandra. Com as chaves na mão, elas ganharam direito a uma situação tranqüila no conjunto Moradias Ibaiti, construído na rua Luiz Casagrande, na CIC.


"É uma mudança radical de condição de vida. As pessoas que moravam com risco social trocaram por uma moradia digna, com infraestrutura completa e oferta de equipamentos e serviços do município na vizinhança. Uma das prioridades da prefeitura é tirar as pessoas das beiras de rio e levar para moradias dignas com posto de saúde e escola ao redor", disse o prefeito Luciano Ducci.

Quatro famílias mudaram para o conjunto no mesmo dia e as demais serão transferidas durante a semana. A operação de reassentamento é coordenada por técnicos da Cohab das áreas de engenharia e serviço social. A Prefeitura oferece transporte, mão de obra e alimentação no dia da mudança.

O conjunto Moradias Ibaiti tem um total de 38 unidades, sendo que 30 já estão prontas e entregues, foi construído com financiamento do programa Pró-Moradia, do governo federal, e contrapartida da Prefeitura. O investimento é de R$ 1,75 milhão. A Prefeitura será responsável pelo retorno do recurso à Caixa Econômica Federal.

O empreendimento está localizado em meio a uma região com urbanização consolidada, onde já existem equipamentos comunitários em funcionamento. Ali, os reassentados e seus familiares serão incorporados aos programas sociais da Prefeitura e têm vagas asseguradas em escola e creche e atendimento garantido na unidade de saúde (com a transferência do cartão saúde para a unidade mais próxima).

A maior parte das famílias reassentadas no Moradias Ibaiti é originária da Vila Bom Menino, uma ocupação localizada no bairro do Mossunguê, junto ao rio Barigui, entre as ruas Heitor Alencar Furtado e Ivo Zanlorenzi. A condição das famílias na beira do rio é bem precária, com barracos de madeira e restos de material velho.

Entre os 30 reassentados desta semana, 11 trabalham como coletores de material reciclável e serão integrados ao programa Eco Cidadão, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nos últimos 4 meses, a Prefeitura removeu 600 famílias de baixa renda que moravam em beira de rio.

A margem do rio, após a saída das famílias, receberá obras de recuperação ambiental, com o plantio de árvores e grama. O objetivo é recompor as condições naturais do terreno e melhorar a qualidade da água.

A entrega das unidades teve a presença do presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), João Elias de Oliveira,  secretários municipais e os administradores das regionais CIC, José Dirceu de Matos, e Santa Felicidade, Inês Ultramari Hartl.

Após a cerimônia da entrega das casas, o prefeito visitou a Unidade de Saúde Augusta, as obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Flamboyant, do Clube da Gente CIC e da quadra coberta na Escola Municipal Dom Bosco.

Futuro Garantido

A coletora de materiais recicláveis Valdinalva Barbosa Novais, 32 anos, não escondia a alegria. Após 21 anos de espera, Valdinalva estava realizando o sonho da casa própria e, principalmente, deixando para trás as dificuldades da falta de estrutura.

Ela irá morar na nova casa com o marido e as três filhas. "Eu esperei 21 anos para realizar esse sonho. É um momento especial para mim, minha família e para todos que estão recebendo as chaves das novas casas. Agora, nós vamos viver cada dia com dignidade e alegria", diz Valdinalva, responsável pelo discurso de agradecimento em nome da comunidade.

Agora, moradia com péssima estrutura, goteiras, falta de rua asfaltada e problemas com enchentes são fatos no passado de Valdinalva. O plano é continuar a trabalhar para poder encher a casa de móveis e adereços, coisas que eram impossíveis por conta das enchentes resultado das cheias do rio Barigui. "Antes, era impossível ter móveis porque a enchente danificava tudo. Agora, quero deixar a casa bem bonita para minha família e receber a visita dos amigos.

Em outra casa do conjunto Moradias Ibaiti, o casal Alessandro Machado, 35 anos, e Beatriz Maria Gomes dos Santos, 20 anos, também não escondia a felicidade de receber a chave da nova casa. Eles comemoraram a mudança e estão prontos para recomeçar a vida ao lado de Matheus Henrique do Nascimento, 12 anos, filho do primeiro casamento de Alessandro, e Maria Clara dos Santos Machado, 3 anos, filha do casal.

"Durante 4 anos, nós sofremos muito com as enchentes do rio Barigui e com as doenças. Agora, com a mudança, a nossa situação vai melhorar. Não teremos mais que passar por situações de risco", diz Alessandro, que trabalha como operador de loja.

Outro incentivo para a mudança foi os pais de Alessandro que moram, há 20 anos, em uma casa entregue pela Cohab,  no Mossunguê. Lá, eles têm uma vida boa e saudável, fato que trouxe segurança. "Meus pais moram em casas entregues pela Cohab também. Lá, eles têm uma ótima vida, numa casa boa, segura e com toda a estrutura necessária. Isso trouxe segurança e tranqüilidade para nós. Estamos muito felizes e satisfeitos", conclui.

Visita a obras

Após a cerimônia de entrega das casas conjunto Moradias Ibaiti, o prefeito Luciano Ducci visitou algumas obras da cidade. A primeira parada foi o Clube da Gente do CIC, um complexo aquático que vai oferecer aulas gratuitas de natação, hidroginástica, hidroterapia e condicionamento físico. A estrutura metálica do teto já está construída e chama a atenção de quem passa pelo local. O equipamento da CIC será o segundo Clube da Gente da Prefeitura.

O prefeito também visitou as obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Flamboyant. Outra obra visitada foi a construção da quadra coberta da Escola Municipal Dom Bosco, que atende 700 alunos do ensino infantil a 4º série. A expectativa é finalizar a construção nos próximos dois meses. Só neste ano, a Prefeitura já entregou 44 quadras nas escolas municipais e planeja mais 16 para o próximo ano. O projeto da Prefeitura é que todas as escolas com terreno disponível tenham quadras esportivas cobertas.

Na sequência, o prefeito visitou a Unidade de Saúde Augusta, inaugurada em 1992. A Unidade tem 1.600 usuários cadastrados, realiza 70 consultas médicas e 21 consultas odontológicas diariamente. No total, entre consultas e os programas da Prefeitura, a Unida de Saúde Augusta realiza 3 mil atendimentos por mês.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.