Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 19 de Agosto de 2010

Prefeito entrega casas para famílias que moravam em ocupação irregular

O prefeito Luciano Ducci entregou na manhã desta terça-feira (17) casas para 38 famílias que viviam em situação de risco na Vila Menino Jesus, uma ocupação irregular localizada no bairro do Cajuru. Agora, as famílias passam a morar em condições seguras no conjunto Moradias Alexandra, construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) no Uberaba.

"Com o programa habitacional do município e as ações integradas de outras secretarias da Prefeitura, como as de Saúde, Educação e Abastecimento, estamos promovendo uma verdadeira transformação nesta região da cidade. Assim, as famílias ganham dignidade e podem criar seus filhos com segurança", disse o prefeito.

A entrega das unidades aconteceu no próprio conjunto, com a presença do presidente da Cohab, João Elias de Oliveira, do administrador regional do Cajuru, Cesário Ferreira Filho, do gerente em exercício da Caixa Econômica Federal em Curitiba, Gilberto Luiz Pereira, e dos vereadores Serginho do Posto e Emérson Prado.

As 38 unidades entregues às famílias fazem parte de um total de 82 casas e sobrados que compõe o Moradias Alexandra. O empreendimento foi especialmente projetado para receber as famílias da Vila Menino Jesus, onde os alagamentos freqüentes eram o principal problema. A ocupação está na área de abrangência da bacia do rio Iguaçu e a transferência das famílias atingidas pelas enchentes está sendo feita de forma gradativa.

Maria de Lourdes Domingues Gouveia levou pouca coisa para a casa nova. Isto porque, depois de enfrentar alagamentos por 20 anos na Vila Menino Jesus, a maior parte dos seus móveis estava sem condições de uso. "Deixei tudo lá. Quero começar aqui uma vida nova, com tudo novo", falou ela, depois de receber a visita do prefeito no sobrado onde vai morar. "Estou muito feliz", falou.

A aposentada Tereza Batista Desidério, de 74 anos, recebeu a chaves da casa das mãos do prefeito, que depois foi conhecer o imóvel. Viúva, ela morou durante dez anos na ocupação e, agora, terá um lugar seguro para morar. "Lá, era área de risco. A cada chuva, a água chegava na minha porta, Gosto de saber que terei o meu cantinho. A casa é boa e tem terreno para fazer uma hortinha e um jardim", disse ela.

O Moradias Alexandra tem casas e sobrados. As unidades têm tamanhos diferenciados, com até três quartos, e sua destinação foi definida em função da composição familiar detectada no cadastro sócio-econômico feito pela Cohab antes do início das obras. "O cadastramento é uma rotina nos projetos da Companhia e permite que o atendimento a cada família reassentada seja feito de forma específica, atendendo às particularidades de cada caso", diz o presidente da Cohab.

O empreendimento Moradias Alexandra integra um programa amplo de urbanização e reassentamento que está sendo desenvolvido pela Cohab em 43 vilas com benefícios para 12 mil famílias. Deste total, cerca de 5 mil moram na beira de rios e estão sendo gradativamente transferidas para casas e sobrados.

A construção de unidades do Moradias Alexandra significa um investimento de R$ 2,52 milhões. Os recursos para as obras são da Prefeitura e de uma linha de financiamento federal, chamada Pró-Moradia, que utiliza verbas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A liberação do financiamento ocorre por meio da Caixa Econômica Federal. A Prefeitura contratou o recurso e será responsável pelo retorno ao agente financeiro.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.