Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 2 de Setembro de 2010

Parcerias ampliam atendimento da FAS na Regional Matriz

O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Leandro Meller, visitou nesta quarta-feira (1) quatro entidades sociais parceiras da FAS na Regional Matriz. Durante as visitas, foram discutidos o atendimento social na região e a ampliação de ações em conjunto.

"A FAS realiza constantemente visitas no objetivo de ajudar a estruturar e acompanhar o desenvolvimento das ações junto à comunidade", disse Leandro Meller. "Buscamos sempre o apoio de entidades no trabalho social, pois o trabalho em conjunto amplia os atendimentos e facilitam o acesso da população as políticas públicas".

Leandro Meller se reuniu com membros do Centro de Cultura Italiana Paraná e Santa Catarina, entidade fundada em 1992 e que atende crianças e adolescentes com atividades socioeducativas, aulas de italiano, reforço escolar e formação cidadã.

Em parceria com a FAS, atende crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) encaminhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Vila Torres.

Durante a reunião, o presidente da FAS explicou como a entidade deve proceder para apresentar projetos de captação de recurso ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) e conheceu as atividades desenvolvidas pelo Centro Cultural.

Na sequência, Leandro Meller visitou a Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção (AMCIP), que atua na área de educação especial e reabilitação, prestando serviços gratuitos permanentes prioritariamente para a faixa etária de 0 a 6 anos.

Recepcionado pela coordenadora geral da AMCIP, Marisa Pires Sela, conheceu as instalações e serviços oferecidos pela entidade, entre eles o programa LEKOTEK, executado em parceria com a FAS e que tem como objetivo promover a inclusão social das crianças com necessidades especiais. Para isso, disponibiliza uma brinquedoteca com aproximadamente 500 brinquedos que visam desenvolver atividades no período de contraturno.

"Com o apoio dos poderes públicos, conseguimos discutir ações e programas que ofereçam a criança a possibilidade de uma infância saudável, com o acesso a educação e lazer", disse Marisa Pires Sela.

Em seguida Leandro Meller esteve no Asilo São Vicente de Paulo, entidade conveniada com a FAS que atende idosas que se encontram em situação de risco pessoal e social. A entidade oferece seus serviços por meio de casas-lares, centro-dia e atendimento de longa permanência.

"Toda a estrutura e programas desenvolvidos no Asilo São Vicente, sempre com o apoio de equipes multidisciplinares, proporciona a valorização e socialização da pessoa idosa", disse Leandro Meller. "O resultado disso é o estímulo ao envelhecimento ativo, que encoraja as idosas a resgatarem os valores familiares e sua autonomia".

No fim da tarde o presidente da FAS visitou a Associação Paranaense de Cultura, que realiza atendimento social para aproximadamente 8.000 famílias e 400 crianças e adolescentes da regional Matriz.

A entidade, fundada em 1950 e conveniada com a FAS, cede espaço para as atividades de dois grupos do programa ProJovem Adolescente, que visa criar oportunidades, promover a formação profissional e elevar o nível de escolaridade dos participantes.

Durante a visita, Leandro Meller ressaltou a importância dos jovens participarem do programa. "O ProJovem Adolescente oferece a oportunidade para os participantes fortalecerem os laços de amizades, descobrirem e desenvolverem suas habilidades e contribuírem para a melhoria de suas comunidades".

Coordenado pela FAS, o ProJovem Adolescente foi implantado em 2008 e  atende cerca de 1.300 adolescentes de 15 a 17 anos, no fortalecimento da convivência familiar e comunitária.

Os 73 grupos existentes também promovem a inclusão social e avanço nos estudos. A cada dezoito meses, no término das atividades, os grupos desenvolvem um trabalho que visa a melhoria de suas comunidades e estimular a consciência cidadã.

As inscrições para participar do ProJovem Adolescente estão abertas durante todo o ano e podem ser realizadas em qualquer um dos 45 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Curitiba.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.