Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 2 de Setembro de 2010

Calouros da UTFPR fazem conscientização sobre lixo eletrônico

Os 44 calouros do curso de engenharia elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) participam de uma campanha de conscientização da população para a importância da destinação correta do lixo tecnológico, o e-lixo.

Durante um mês, até 1º de outubro, os alunos vão percorrer ruas do bairro Rebouças distribuindo panfletos sobre a campanha. A campanha convoca os moradores da região a levar o lixo tecnológico que tem em casa à UTFPR ou entregar na ONG Biet, no Sítio Cercado (ver endereço abaixo), onde funciona um projeto pioneiro de reciclagem do e-lixo.

A população pode entregar componentes de computadores, impressoras, telefones celulares, ferramentas elétricas, televisores, rádios e uma série de outros materiais considerados e-lixo. A Biet recebe o material, desmancha, reaproveita, recicla e desenvolve pesquisa para destinação e aproveitamento do e-lixo.

"É muito importante uma ação solidária como essa, de consciência ambiental, que os alunos de engenharia eletrônica estão promovendo. Isso incentiva a população a encontrar soluções para um problema que ocorre a partir do avanço tecnológico da humanidade" destaca o coordenador da ong Biet, Maurício Fratelli.

As empresas que participam dos programas ISS Tecnológico e Curitiba Tecnoparque, da Prefeitura, doam resíduos tecnológicos para a ONG Biet.

Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, disse que o projeto de reciclagem do lixo tecnológico é mais um passo que consolida o Tecnoparque de Curitiba como uma solução única, preocupada com a geração de empregos de alto valor agregado, com foco em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.

"A Agência Curitiba tem a preocupação de agregar ainda mais valor à questão ambiental dos nossos programas", diz Juraci Sobrinho.

Campanha da UTFPR

O departamento acadêmico de eletrônica da UTFPR receberá o e-lixo até 1 de outubro, na própria universidade, na avenida 7 de Setembro, esquina com Marechal Floriano. O objetivo é reaproveitar celulares, peças de computadores e equipamentos eletrônicos, CDs, DVDs e lâmpadas fluorescentes.

Lixo tecnológico

São lixo tecnológico: celulares, computadores e outros equipamentos de microinformática, impressoras, televisores, rádios, pilhas, baterias, eletrodomésticos portáteis, vídeos, filmadoras, ferramentas elétricas, DVDs, lâmpadas fluorescentes, brinquedos eletrônicos, entre outros. O e-lixo pode ser reciclado e ter componentes reaproveitados em diferentes formas.

Monitores e teclados de computadores que ainda funcionam, por exemplo, são usados para fazer inclusão digital em escolas e comunidades carentes. O que não funciona mais é usado para aulas de robótica para crianças a partir de 5 anos, de escolas municipais, estaduais e particulares.

Como entregar o e-lixo

Os resíduos eletrônicos podem ser entregues na ong Biet: rua Ignez de Lourdes Gomes de Macedo, 51, no Sítio Cercado.
A ONG também recolhe o material em casa. Basta agendar pelos telefones: (41) 3289-8856 e (41)9652-0741.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.