Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 13 de Setembro de 2010

Reforma da Riachuelo entra na fase final

Com a conclusão das novas calçadas e a execução dos trabalhos de fresa e recape, as obras de reforma da rua Riachuelo entram na próxima semana em uma fase decisiva. A previsão é que a revitalização da rua, que liga a área central da cidade ao Centro Cívico, esteja concluída nos próximos 30 dias.
"Vamos entregar à população uma rua completamente renovada, com um visual que preserva as características do local e, ao mesmo tempo, dá um ar de modernidade", afirma o prefeito Luciano Ducci.
Além da intervenção na rua, o projeto de revitalização também inclui a recuperação e pintura de fachadas, que conta com a adesão de 53 dos 58 proprietários de imóveis localizados ao longo das quatro quadras alcançadas pelo projeto, no trecho compreendido entre as praças Generoso Marques e 19 de Dezembro.
Até agora, a pintura foi executada em 35 edificações, outras cinco estão com os trabalhos em andamento e mais 13 devem iniciar a recuperação de fachadas até o final do mês. Esta parte do projeto tem o apoio da empresa   AkzoNobel, fabricante das Tintas Coral, que fornece material para a pintura, assumida pelos proprietários. 
Com a pintura das fachadas, a Riachuelo está ganhando um colorido que confere mais animação à paisagem da rua. Para orientar os proprietários, o Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) fez um estudo de cores dos prédios e apresenta como sugestão aos moradores e comerciantes. A Coral colocou à disposição dos proprietários 2 mil litros de tinta acrílica e forneceu treinamento para os pintores.
Calçadas - O novo piso das calçadas, com placas vermelhas de granito reconstituído em concreto de alta resistência e antiderrapante, é um componente do projeto que chama a atenção. A execução já foi completada em praticamente toda a rua e agora está sendo feita na última quadra, na praça 19 de Dezembro, em frente ao Colégio Tiradentes. Neste lado, o piso deve chegar até o rua Presidente Faria, em frente ao Passeio Público.
Nas novas calçadas foi implantada a iluminação, também diferenciada. Ao longo da rua foram instalados 115 postes de carbono com 4 metros de altura e luminárias circulares com lâmpadas de multivapor metálico de 150W, que dão mais luminosidade à rua e, consequentemente, mais segurança para quem transita à noite pelo local.
A próxima etapa de obras inclui a execução do pavimento, com a fresagem (retirada do revestimento antigo) e a colocação de uma nova camada de asfalto. Também está prevista a implantação de uma travessia elevada de pedestres com paralelepípedos na esquina com a rua São Francisco. Depois, será feita a sinalização horizontal e a instalação de floreiras e lixeiras.
São Francisco - Projeto semelhante de revitalização vai alcançar a rua São Francisco, que corta a Riachuelo. Ali, será mantido o piso em pedra e parte das calçadas - elementos de valor histórico, considerados típicos do século 19. A iluminação será reforçada, com utilização de arandelas fixadas às paredes das edificações - outro detalhe que está ligado à preservação da memória do local.
Outro projeto da Prefeitura para a região deverá contribuir para complementar a renovação à área. Trata-se da criação de um espaço cultural dedicado ao cinema no prédio onde funcionava o quartel da 5ª Região Militar, na esquina da rua Riachuelo com a Carlos Cavalcanti.
Ali, numa área de 2 mil metros quadrados, serão instaladas duas salas de cinema (para suprir a lacuna deixada pelos cines Luz e Ritz, que tinham uma programação diferenciada e fecharam suas portas há alguns anos), um café, uma biblioteca e uma escola de cinema mantida pelo município.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.