Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sábado, 25 de Setembro de 2010

Praças e monumentos da cidade terão novas luzes

Treze pontos turísticos de Curitiba, entre parques, praças e monumentos, ganharão até o final do ano uma iluminação especial, que irá destacar a arquitetura e as belezas naturais de cada lugar. É a chamada iluminação cênica, que aplica nas edificações e locais de visitação os mesmos princípios de luz e sombra utilizados no teatro para compor o cenário.

"Este tipo de iluminação irá valorizar o patrimônio da cidade e ao mesmo tempo vai trazer mais segurança para os turistas e para a população em geral", diz o prefeito Luciano Ducci.

A iluminação cênica é feita com o uso de lâmpadas especiais, de vapor metálico, que produzem luz branca. A potência das lâmpadas é variada e cada local, de acordo com suas características e estilo arquitetônico, tem um projeto específico, para realçar os detalhes mais interessantes. Nos parques e praças, o realce fica por conta dos elementos naturais, como a vegetação.

Este tipo de iluminação não é novidade na cidade, pois está presente em diversos pontos como os portais do Passeio Público e de Santa Felicidade, Praça do Japão, Largo da Ordem, Paço Municipal, Igreja do Guadalupe e Parque Tanguá. Agora, o objetivo é ampliar o número de locais com este atrativo.
 
Os 13 pontos selecionados fazem parte do roteiro da Linha Turismo: Jardim Botânico; Marco Zero, na Praça Tiradentes; Parque Barigui; Praça do Batel; Bosque João Paulo II; Leão Alado, no Largo da Ordem; Igreja do Carmo; Memorial Árabe; Praça 19 de Dezembro; Praça Los Angeles, no Seminário (no final da avenida 7 de Setembro) e Teatro Paiol. Dois outros locais que têm iluminação cênica parcial receberão complementação: Paço Municipal e Parque Tanguá.

Para implantar a iluminação, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) está contratando, por meio de licitação, na modalidade de pregão eletrônico, a execução do serviço de instalação e locação de equipamentos. O trabalho está orçado em R$ 3,3 milhões e será financiado com recursos da Contribuição de Iluminação Pública (Cosip), que é cobrada junto com a conta de luz e repassada à Prefeitura pela concessionária estadual de energia elétrica, a Copel.

Além do custo de implantação dos projetos nos 13 locais, a instalação da iluminação cênica tem um custo adicional de R$ 2,3 milhões, referente à aquisição de material (incluindo as lâmpadas especiais), que já foi feita pela Prefeitura.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.