Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 11 de Outubro de 2010

Famílias deixam margem do Barigui

A Prefeitura de Curitiba terminou o reassentamento de 150 famílias que viviam em situação de risco na beira do rio Barigui. As últimas famílias foram transferidas nesta quinta-feira (7) da ocupação Vila Nova Barigui, no CIC, para sobrados de alvenaria do empreendimento Moradias Aquarela, da  Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

“São mais famílias que passam a viver em condições dignas, afastadas do risco de enchentes e transmissão de doenças. Além disso, com a desocupação da margem do rio, será feita possível fazer a recuperação ambiental da área”, diz o prefeito Luciano Ducci.

Esta foi a última etapa de reassentamento para o Moradias Aquarela, que aconteceu de forma gradual, conforme as unidades foram sendo concluídas. Ao todo, 150 famílias trocaram as condições insalubres das proximidades do rio por uma situação segura nas unidades construídas pela Cohab.

O reassentamento de famílias da margem do Barigui faz parte de uma ação coordenada pela Cohab e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para recuperação da faixa de preservação permanente do rio, com atuação em 13 vilas e transferência de um total de 807 famílias.

Além do Moradias Aquarela, mais três empreendimentos estão em obras para abrigar os reassentados: Moradias Corbélia, Moradias Arapoti e Moradias Ibaiti, todos na região da Cidade Industrial.

O investimento para construção do Moradias Aquarela foi de R$ 2,9 milhões, com recursos da Prefeitura e do governo federal. A infraestrutura do loteamento inclui ruas asfaltadas, redes de água, energia elétrica, iluminação pública, coleta e tratamento de esgoto e drenagem.

Vida nova

Para as famílias a mudança significa o início de um novo ciclo em suas vidas. O vigilante Adolfo Alves Martins e sua esposa Terezinha viveram durante 11 anos na ocupação irregular, onde enfrentaram diversos problemas. Agora a situação deles será mais tranquila, pois foram beneficiados com um sobrado de dois quartos no Moradias Aquarela. “Tínhamos dificuldade para fazer cadastro em lojas, pois nosso endereço sempre foi irregular. Por isto nós não passaremos mais”, diz Terezinha.

No sobrado o casal vai morar com uma filha e dois netos. Sem perder tempo, Adolfo já começou a colocar piso cerâmico, pretende levantar o muro e no futuro ampliar a moradia. “O sobrado é ótimo, estamos muito contentes. Para nós representa um recomeço”, afirma ele.

O motorista Audair Alves, 39 anos, sofreu durante 10 anos morando próximo ao rio, na Vila Nova Barigui. No final de 2009, uma forte enchente destruiu tudo o que ele tinha, inclusive a casa. “A água invadiu nosso lar. A situação ficou sem solução, não havia a mínima condição de continuar lá. Uma tristeza”, relembra. Na ocasião, ele, a esposa e as duas filhas, pediram ajuda a parentes. “Passamos a morar de favor na casa da minha irmã”, conta.

Hoje Audair é só alegria. Nem a chuva que caiu durante toda a manhã atrapalhou seu bom humor.
“Estamos muito felizes. Agora vamos prosperar, esquecer o que passou e lutar para crescer. A casa nova é de boa qualidade e nos dará segurança. Pretendo colocar piso cerâmico, erguer o muro e deixar tudo organizado. Enchente nunca mais”, comemora.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.