Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sábado, 23 de Outubro de 2010

Cisnes Brancos nascem por método natural

Comemoração no Zoológico Municipal de Curitiba com o nascimento de cinco Cisnes Brancos, fato raro de acontecer naturalmente, sem indução. A espécie Cygnus olor não nascia no Zôo de Curitiba havia mais de 20 anos.

“A alegria é geral, pois significa que estamos trabalhando de forma correta, tanto no manejo dos animais como na alimentação balanceada, que têm grande influência na reprodução dos bichos”, destaca o diretor do Departamento de Zoológico, Marcos Traad.

O nascimento ocorreu há 20 dias, de forma natural, ou seja, os ovos foram postos e chocados no ninho, diferente do que ocorre em criadores onde os ovos são levados para chocadeiras artificiais. “É raro nascimento de Cisnes Brancos com o processo natural, o que aumenta ainda mais nossa satisfação de ver isso acontecer aqui em Curitiba”, diz Traad.

Agora os filhotes estão no setor de isolamento, sob cuidados constante de funcionários, até ficarem forte o suficiente para vivem no ambiente mais aberto. E tem mais novidades podem acontecer. O outro casal de Cisne Branco do Zoo também espera filhotinhos. Três ovos estão sendo chocados com todo cuidado pela mãe.

“Trabalho aqui desde 1982, e nunca tinha visto nascimento de Cisne Branco. Esperemos que o outro casal também tenha o mesmo sucesso”, conta o tratador de animais José Francisco de Jesus, que ajuda a mãe cisne a tomar conta do ninho.

Um dos cuidados é levar alimento até bem perto do ninho para que os pais não tenham de sair atrás de comida, facilitando o ataque de predadores aos ovos.

No Zoo de Curitiba vivem cinco Cisnes Brancos adultos, dois são casais. Eles dividem espaço com outras espécies como Cisne Negro. Outra novidade no setor de aves do Zoo são os Irerês, aves migratória que vivem em liberdade mas que nessa época do ano circulam pela região do Zoológico para aproveitar a alimentação farta e o ambiente aquático.

O bando de Irerês, pequeno tipo de ganso da região sul e que vocaliza irerê, irerê, motivo do nome, ficam nos lagos do Zoológico junto com cisnes, marrecos e outras aves.

Onças - Recentemente o Zoo de Curitiba ganhou um casal de onça pintada que nasceu em junho dentro do Zôo. As onças bebês já podem ser vistas pelo público.

Foi a segunda vez que ocorre a reprodução de onças pintadas no Zoológico de Curitiba. Em 2006, outros dois animais nasceram no local. Os novos filhotes são resultado das ações dos projetos de conservação do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba, responsável pelo monitoramento da fauna urbana da cidade.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.