Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 15 de Abril de 2010

Curitiba terá mais 20 câmeras de segurança até o fim do ano

A Prefeitura de Curitiba instalará mais 20 câmeras de segurança até o fim de 2010. Os equipamentos estão ajudando a reduzir e a prevenir a criminalidade na região central cidade, em parques e terminais de ônibus. São 88 câmeras em funcionamento na cidade.

Desde março de 2008, quando foi revitalizado o Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico de Curitiba, na praça Osório, as câmeras registraram 1.298 ocorrências. Em dois anos, foram 298 flagrantes. O monitoramento é feito pela Guarda Municipal e a Polícia Militar.

"Junto com as câmeras, a Prefeitura adotou outras medidas para melhorar a segurança em Curitiba, principalmente na região central da cidade, com reforço da iluminação de ruas e praças, novas unidades de atendimento da Guarda e Núcleos de Proteção ao Cidadão", diz o prefeito Luciano Ducci. Nos próximos dias, será instalada uma câmera de segurança no cruzamento da rua Presidente Faria com a 13 de Maio.

A praça do Redentor, conhecida como praça do Gaúcho, no bairro São Francisco, é um dos pontos monitorados por câmeras. São duas - uma fixa e outra que visualiza 360 graus. A praça foi toda revitalizada pela Prefeitura. Uma das principais reclamações dos comerciantes e dos moradores da região da praça do Gaúcho era o consumo e o tráfico de drogas. Os comerciantes e moradores contam que os casos de brigas entre os frequentadores da praça diminuíram com a instalação das câmeras.

A comerciante Larissa Manosso, que possui um estabelecimento em frente à praça, disse que depois que a Prefeitura instalou as duas câmeras, o tráfico de drogas diminuiu na região. "Acho que ficaram com medo das câmeras. Antes não tinham vergonha de consumir e vender drogas na luz do dia. Já vi aqui mesmo, em frente à minha loja. Agora isso diminuiu", diz. Neste domingo (11) dois jovens foram detidos na praça por pichação. Eles foram flagrados pelas câmeras de segurança.

O monitoramento eletrônico permite à Guarda Municipal traçar um diagnóstico das áreas onde acontecem mais casos de criminalidade. Com base nos relatórios produzidos a partir do banco de dados da Guarda, estão sendo planejadas ações preventivas para coibir crimes nas regiões onde há mais registros de delitos, em conjunto com a Polícia Militar.

"Com ajuda da visualização das câmeras detectamos novos pontos de criminalidade. Agora vamos reforçar e adequar escalas de serviço dos guardas e colocar nas ruas também parte do pessoal administrativo", afirma o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos. A medida deve ser implantada a partir de maio.

As atuais câmeras ficam nas ruas centrais da capital, no Setor Histórico, nas Ruas da Cidadania, em pontos de ônibus ao redor do campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no Prado Velho, no Terminal Guadalupe e no Parque Barigui.

MONITORAMENTO

Em março deste ano completou dois anos da reforma do Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico (Cimec), na praça Osório. No local são monitoradas imagens de 45 câmeras instaladas na área central, em conjunto com a Polícia Militar, Diretran e Secretaria Municipal do Urbanismo.

Depois da instalação das câmeras houve uma redução no número de crimes registrados nas áreas monitoradas pelos equipamentos de segurança, em ruas do Centro, como a XV de Novembro e Marechal Deodoro, e no Setor Histórico.

A inibição dos crimes nas áreas monitoradas fica bem clara comparando-se os números de flagrantes registrados com ajuda das câmeras nos primeiros três meses de 2010.  As estatísticas apontam que houve queda de 38,6% no número de flagrantes e quantidade de ocorrências caiu 36%, em relação ao mesmo período de 2009.

De acordo com balanço da Guarda Municipal, de janeiro a março de 2010 aconteceram 27 flagrantes (a maioria por pichação e uso de substâncias ilícitas), contra 44 no mesmo período de 2009. E as ocorrências em geral caíram de 159 para 102, comparando-se os dois períodos analisados.

"A população tem se sentido mais segura para andar pelo Centro da cidade em razão da fiscalização das câmeras de segurança e do trabalho conjunto da Guarda Municipal com a Polícia Militar", diz o diretor de promoção da Defesa Comunitária da Secretária da Defesa Social, disse Ariovaldo Alves Nery Júnior.

O uso de substâncias ilícitas é responsável pela maior parte das ocorrências registradas pelas câmeras de segurança no Centro. No mês de março deste ano aconteceram 16 atendimentos a esse tipo de delito. Em fevereiro houve apenas um caso e em janeiro, seis.

Durante todo o ano de 2009 a Guarda Municipal e a Polícia Militar registraram 608 ocorrências e 120 flagrantes nos locais monitorados pelas 88 câmeras de segurança.

INVESTIMENTOS

Além das câmeras, desde 2005, a Prefeitura promoveu diversas ações para melhorar a segurança, principalmente na região central da cidade. Foi reforçada a iluminação de ruas e praças, foram construídas novas unidades de atendimento da Guarda Municipal e Núcleos de Proteção ao Cidadão.

Desde o segundo semestre de 2009, dois módulos móveis são utilizados pela Guarda Municipal para ações de segurança. Com maior velocidade para deslocamento, ficou mais fácil o atendimento da Guarda Municipal nos locais onde são feitos chamados pela população. Em cada veículo ficam três guardas municipais.

Além do reforço da segurança, o módulo também serve para atendimento da população. De acordo com o guarda municipal Sandro Januzzi, os principais pedidos são de informação de endereços e de como ter acesso aos serviços da Prefeitura, além das solicitações de reforço de segurança em determinadas áreas.

 

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.