Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 4 de Novembro de 2010

No Boqueirão, programa orienta cidadãos a fazer compras

Pacientes da Unidade de Saúde Menonitas, no Boqueirão, participaram nesta quarta-feira (3) de uma atividade do Armazém da Saúde Curitibana, um programa da Secretaria Municipal da Saúde que visa estimular os cidadãos a adotarem hábitos de alimentação saudável. O ponto de partida do programa são as compras simuladas de réplicas de alimentos dispostos nas prateleiras de um armazém.

Participaram da atividade cerca de 30 pacientes – a maioria mulheres diabéticas, hipertensas ou acima do peso – do Núcleo de Apoio em Atenção Primária à Saúde, que se encontram todos os meses com a nutricionista Ana Paula Bonin para discutir sobre questões relativas à alimentação e trocar receitas adaptadas para quem tem restrições alimentares. O prato do dia foi uma sobremesa fácil, barata e saborosa: mousse de banana diet (confira receita abaixo).

Opostos – Um dos poucos homens a participar dessas reuniões, o aposentado Jorge Fernandes, 67 anos, é um exemplo dos benefícios que a boa alimentação pode proporcionar. Hipertenso, Fernandes conseguiu perder 7,6 quilos em pouco mais de dois meses de acompanhamento com a nutricionista da Unidade Menonitas. Ele baixou o peso de 85,5 quilos para 77,9 quilos sem abrir mão de qualquer tipo de alimento.
“Apenas aprendi que precisava reduzir as quantidades e consegui baixar do manequim 46 para o 44”, contou, orgulhoso. “Agora estou bem mais disposto”, afirmou ele, que também fez sua compra simulada e saudável no Armazém da Família Curitibana.

Já na cesta de compras da aposentada Dulce Bastos, 67 anos, havia óleo de cozinha e sal em excesso. “Uma embalagem de óleo e um pacote de sal são suficientes para uso de uma família de quatro pessoas durante muito tempo. O óleo dá para 30 dias e o sal para 50 dias”, orientou a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde, Ângela Lucas de Oliveira, que avaliou as compras de Dulce. “Agora vou prestar mais atenção”, disse Dulce, que nunca havia se preocupado com a quantidade de sal consumida em casa.

Receita de mousse de banana diet

Ingredientes: 8 bananas (caturra/prata) cortadas em rodelas, 2 colheres de sopa de suco de limão, 1 xícara de chá de suco e laranja, 1 colher de chá de canela em pó, 1 embalagem de gelatina em pó incolor e sem sabor, ½ xícara de chá de água quente para dissolver a gelatina, 1 xícara de chá de creme de leite fresco e 6 colheres de sopa de adoçante culinário (equivalência do açúcar comum).

Preparo: Coloque em uma panela a banana, o suco de laranja, o suco de limão e o adoçante. Leve ao fogo e cozinhe até obter um creme pastoso. Deixe esfriar. Bata o creme de leite na batedeira até o ponto de chantilly e reserve. Dissolva a gelatina em banho Maria ou no microondas e acrescente-a ao creme já frio. Misture levemente os dois cremes (chantilly e de banana) e, por último, acrescente as raspas de laranja e a canela. Leve para gelar. Coma com moderação.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.