Onde fica
Localização
Endereço:
Rua Albino Raschendorfer
Complemento: Acesso também pela Rua Carlos Bennet, continuação da Rua Albino Raschendorfer
Bairro: Vista Alegre
Cidade:
Curitiba
Estado:
PR
Veja detalhes de COMO CHEGAR.
Rua paralela: Rua do Amapá
Rua paralela: Rua José Antoniassi
Rua Transversal: Rua André Zenetti
Rua Transversal: Rua Gaspar Carrilho Júnior
Locais Próximos: Rotatória ao fim da Rua Jacarezinho.Acesso pelas ruas: Rua Jacarezinho, Rua Doutor Roberto Barroso, Rua André Zenetti, Rua Arthur Leining, Rua Carlos Leining Júnior, Rua Desembargador Hugo Simas, Avenida Manoel Ribas.
Como chegar de ônibus
- Fredolin Wolf
- Interbairros II ( Anti-horário)
- Interbairros II (Horário)
- Raposo Tavares
- Canal da Música - Vista Alegre
- Jardim Mercês - Guanabara
Informações gerais
Atrativos
- Memorial ao seringueiro Chico Mendez;
- estar agradável;
- réplica de escola amazônica;
- fauna e flora silvestres.
Fotos
Fotos Bosque João Carlos Hartley Gutierrez (Clique na foto para ampliar)
Sobre Bosque João Carlos Hartley Gutierrez
João Carlos Hartley Gutierrez foi quem preservou a mata de 35. 586 m², na região do Vista Alegre, em Curitiba, que foi inalgurada como bosque em 1989. No local, encontram se trilha ecológica, dois lagos e uma fonte de água mineral capaz de fornecer 1.350 litros de água por hora. O bosuqe recorda o líder Seringueiro Chico Mendes que enviara, em 1988, carta ao juiz de Xapuri, no Acre, onde foi morto, na luta pela defeza da Floresta Amazônica. A carta data de 28 de outubro de 1988, quando recebia ameaças de morte, 54 dias antes de seu assassinato - "[...] Há mais de 20 dias estão sendo realizadas na região de Brasiléia reuniões secretas onde planejam o meu assassinato[...]" - trecho da carta de Chico Mendez. Junto ao memorial, está texto escrito por Jaime Lerner homenageando-o.No bosque, tem-se um local agradável para descanço e contemplação, em meio à fauna e flora silvestre. Ainda, a antiga chácara do então advogado João Carlos Gutierrez, guarda, também, a lenda do Pirata Zulmiro, dono da chácara no ano de 1894, que teria escondido um tesouro na região.
O bosque possui trilhas de observações entre árvores nativas que trazem lições de ecologia para os visitantes. Outro atrativo, é a réplica de uma escola amazônica presente na área. Esta, é sede da Fundação Aninpa, organização mantenedora de Pesquisas acadêmicas, promotoras de projetos de ação junto à comunidadea, incentivando mudanças de atitude em prol da proteção do meio Ambiente.Ao lado do Bosque Gutierrez há espaço de lazer, dotado de canchas esportivas e equipamentos de parque infantil.Fauna: Sabiá, tico-tico, corruíra e chupim, gambá.Flora: Aroeira, corticeira, guaramirim, branquilho, cedro, pitangueira, açoita-cavalo, araçá, pitanga, guaçatunga e gabiroba, além de pinheiros nativos.