Onde fica
Localização
Endereço:
Rua João Gava
Bairro: Pilarzinho
Cidade:
Curitiba
Estado:
PR
Veja detalhes de COMO CHEGAR.
Rua paralela: Rua Nilo Peçanha
Rua paralela: Rua Antônio Mariano de Lima
Rua Transversal: Rua Eugênio Flor
Rua Transversal: Rua Antônio Kraininski
Locais Próximos: - Parque Tanguá;
- Parque São Lourenço;
- Lojas de lembraças de Curitiba, com artesanatos e camisetas;
- Café, ao lado;
- Loja de vinhos, ao lado e em frente;
- barraquinhas de sorvete e água de coco;
- Acesso pelas Ruas: Rua Mateus Leme; Rua Nilo Peçanha, entrando na Rua Antônio Krrainiski; Rua Amauri Lange Silveiro; Rua Roberto Gava.
Como chegar de ônibus
- Linha Turismo
- Mateus Leme
- Nilo Peçanha
- Interbairros II (Horário e Anti-horário)
Informações gerais
Atrativos
- Pedreira Paulo leminski - antiga Pedreira com cascatas, onde ocorriam grandes apresentações;
- Ópera de Arame - motivo de cartão postal de Curitiba, o teatro projetado pelo arquiteto Domingos Bongestabs possui estrutura tubular e teto transparente, dentro da qual ocorrem apresentações teatrais e musicais de variados estilos. Possui 1.604 lugares, sendo 1.406 vagas comuns, 10 para cadeirantes, outras 12 para PNEs e camarote com 168 lugares comuns e 8 para PNEs;
- Lago de 7.500 m²;
- Ópera Café (tel: 3354-2557);
- Cascata com 10m de altura - cai no lago ao lado do teatro, com água proveniente da Pedreira;
- Espaço Cultural Paulo Leminski - centro que abriga informações sobre o escritor curitibano Paulo Leminski.
Fotos
Fotos Parque das Pedreiras (Clique na foto para ampliar)
Sobre Parque das Pedreiras
A antiga Pedreira Municipal de Curitiba consiste, hoje, em enorme espaço cultural em meio a mata de Araucárias lagos e cascatas de 103,5 mil m². Foi criado em 26/03/1993, durante governo do prefeito Rafael Greca, na vigilia dos 300 anos da cidade, com o intuito de celebrar a vida em plenitude. Com um palco de 480m² destinado a espetáculos ao ar livre, tem capacidade para 26 mil espectadores. No parque há, desde 1992, a Ópera de Arame, teatro onde podem ser concentradas 1.604 pessoas e o Espaço Cultural Paulo Leminski, onde o escritor curitibano do século vinte tem suas obras expostas, e pode-se conhecer algumas fotos e histórias de sua vida. A Pedreira Paulo Leminski foi inaugurada em 1990, hoje, prém, seu grande palco encontra-se inutilizado devido à ação dos moradores da região, apoiados pelo Ministério Público do Brasil, por conta do barulho exacerbado que há em dias de apresentações.Entre as várias visitas importantes à Ópera de Arame, destacam-se: Músico Paul McCartney, nos anos 60; Músico Tom Jobin, em 1992; Presidente Mário Soares, primeiro mandatário de Portugal, na ocasião da comemoração dos 300 anos de Curitiba; Cantor Roberto Carlos, em 19993; Tenor espanhol José Carreiras, em 1993; Orquestra Sinfônioca Brasileira, em 1993; Pianista Arthur Moreira Lima e a primeira bailarina Ana Botafogo, na Vigília do III centenário da cidade de Curitiba, em 1993, Pianista Arnaldo Cohen, em 19993; Cantor Chico Buarque de Holanda, em 1994; Escritor cronista peruano Mário Vargas Llosa, em 1994; Flautista francês Jean Pierre Rampal, adepto da música contemporãnea, em 1994; Waldemar Niclewicz, primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest, em 1995; celebração do dia mundial do habitat, com a presença de Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da republica, Jaime Lerner, então governador do Estado entre outros, em 1995; Conferência COP8 da ONU, em 2006. Restrições: na Ópera de Arame, é proibido pisar nos gramados.Accesso para portadores de necessidades especiais: Pleno. Desde a entrada até o café, no andar de baixo. Há passeio marcado por piso tátil, que sai do estacionamento e chega até a entrada do teatro e segue também em direção ao local de apresentação das pedreiras, chegando a 3 lugares reservados a portadores de necessidades especiais junto ao palco.Sanitários: Ambos os complexos possuem sanitários feminino, masculino e PNE. Sendo o da pedreira aberto somente em dias de evento.Fauna: Peixes, Cágados.