Onde fica
Localização
Endereço:
Rua João Miqueletto
Complemento: Acesso pela Rua Eduardo Pinto da Rocha
Bairro: Alto Boqueirão
Cidade:
Curitiba
Estado:
PR
Veja detalhes de COMO CHEGAR.
Rua paralela: Rua Campo Mourão
Rua paralela: Rua Oito de Maio Dia da Vitória
Rua Transversal: Rua Cidade de Goioerê
Rua Transversal: Rua Raul Suplicy de Lacerda
Ruas de acesso: Rua Francisco Derosso; Avenida Marechal Floriano Peixoto; Via Intercavas
Locais Próximos:
- Localiza-se na Área de Especial Interesse do Iguaçú, entre a linha férrea que liga Curitiba à Lapa, e o Rio Iguaçu; e próximo ao Parque Náutico e ao Parque Iguaçú
- Pátio de trens Iguaçú
- Viaduto do Boqueirão
Como chegar de ônibus
- Boqueirão
- Zoológico
- Pinheirinho - Zoológico
Informações gerais
Atrativos
- Animais exóticos, de grande porte
- Variedade abundante de fauna e flora
- Educação ambiental
- Trilha ecológica
- Horta educativa
Fotos
Fotos Zoológico de Curitiba (Clique na foto para ampliar)
Sobre Zoológico de Curitiba
Instituido em 1982, com 530 mil m², o Zoológico de Curitiba abriga mais de 1.000 animais exóticos, sendo cerca de 80 espécies distintas. O Zoológico fica numa área de várzea do Rio Iguaçú, de forma a garantir habitat com condições próximas às naturais. Com entrada gratuita, durante os finais de semana o Jardim Zoológico recebe aproximadamente 10 mil visitantes.
A área também é dedicada à educação ambiental, com atividades recreativas e ecológicas ofertadas à grupos de crianças. Entre elas, a “Casa do Acantonamento”, com zoológico de animais domésticos, pomar, horta educativa e trilha ecológica e o programa “Uma noite no Zoo”, no qual estudantes da área ambiental realizam trabalhos de observação e análise da vida animal.
Ainda, existem atividades comunitárias, como a zooterapia, prática que auxilia a recuperação de doentes a partir da interação com animais. Também, há alianças entre o Zoológico de Curitiba e escolas municipais para visitas educativas.
Fauna: a gama de espécies faunísticas é grande na área, destacando-se: garça, jaçanã, maçarico, vanelo, turdo, saracura, marreca do banhado, pato selvagem, gavião, rola, tico-tico, pararú, cotia, nútria, capivara, preá, lagarto, cágado da água, cobras de pequeno e médio porte, roedores de pequeno porte; especificamente na área do zoológico, existem: leões, tigres, chipanzés, hipopótamos, girafas e onças pintadas, sendo os mais recentes habitantes dois filhotes, nascidos em junho de 2010.
Flora: o local é privilegiado com floresta nativa, com variadas espécies, dentre elas: branquinho, vacum, aroeira, casearia, juvevê, timbó, araucária, pinheiro brabo, carne de vaca, covatã, pimenteira, corticeira do banhado, pitangueira, guabirobeira, cambuí, cambará, cedro rosa, canjerana, bracatinga, ipê amarelo e roxo e árvores frutíferas.